MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Alunos do Colégio da Urcamp Dom Pedrito plantam mais de 100 mudas na Semana do Meio Ambiente

Publicada em 16/06/2018
Alunos do Colégio da Urcamp Dom Pedrito plantam mais de 100 mudas na Semana do Meio Ambiente | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade aconteceu de maneira interdisciplinar, sob orientação do professor de Ciências e Biologia Igor Messias Herzer Quintana

Dizem que o futuro começa hoje, com os jovens. No Colégio da Urcamp, em Dom Pedrito, essa é uma das apostas. Em plena Semana do Meio Ambiente, os professores dos ensinos Fundamental e Médio reuniram suas disciplinas para promover atividades integradoras, tendo como foco a preservação. Na quinta-feira, além da apresentação de um seminário entre as quatro turmas da escola, os estudantes plantaram mudas junto ao professor de Ciências, do Ensino Fundamental, e Biologia, do Ensino Médio, Igor Messias Herzer Quintana.

A Semana do Meio Ambiente, na instituição de ensino, iniciou na segunda-feira, dia 11. A proposta foi promover palestras, debates, mesa redonda, seminários, apresentações artísticas e plantações de mudas nativas e frutíferas. Para o professor, a prática serviu como complemento de tudo que vem sendo estudado. “Preservar precisa ser o verbo do momento. Estamos vivenciando a preocupação com o meio ambiente há tantos anos. Essa é a hora de fazermos a nossa parte e ver meus alunos tão engajados faz com que tenhamos certeza de que estamos no caminho certo enquanto educadores”, comenta o Biólogo, que é egresso do curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

A atividade de seminário foi apresentada pelos alunos dos sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental e dos primeiro e segundo anos do Ensino Médio. Cada grupo falou sobre preocupações e preservações alusivas ao meio ambiente. Mas não foi apenas o conteúdo que chamou a atenção na sala de aula. Os estudantes são orientados quanto à explanação oral em suas apresentações, mantendo a postura e o domínio de conteúdo. De acordo com o professor, essa é uma meta que o Colégio da Urcamp possui: prepará-los para eventos de pesquisa. “Há dois anos, trouxemos prêmios do Congrega Urcamp para o colégio. A meta é repetir esse mérito, agora, em 2018. É por isso que os incentivamos tanto. Eles aprendem, desde cedo, a se comportarem para eventos científicos, o que os assegura experiência para quando estiverem em bancos acadêmicos, no Ensino Superior”, garante o profissional ao informar que, inclusive, dentro da grade curricular, estão aulas aos sábados, que têm por objetivo ensinar a montar trabalhos desse gênero.

A manhã foi dividida em dois momentos. Após as explanações teóricas, o último grupo, do 2º ano do Ensino Médio, se apresentou com instrumentos musicais, trazendo para os colegas e professores uma composição própria onde, em um trecho, diz: “Em todo esse mundo eu procuro esperança; um lugar mais limpo e saudável de viver; em todo esse mundo eu espero a mudança, para que alguém possa fazer acontecer”.

O encerramento das atividades aconteceu na área verde do campus Dom Pedrito. Mais de 100 mudas, entre nativas e frutíferas, foram plantadas pelos estudantes. A arrecadação das plantas aconteceu em dois momentos: 50% foram doadas pelo horto e as outras 50% vindas de uma gincana proposta pelo professor. Também estavam presentes, representando suas respectivas disciplinas, os professores Elenise Ribas Rodrigues, Laís Frantz de Faria e Paulo César dos Santos Chagas. Quem acompanhou, ainda, o seminário e plantação foi a diretora do Colégio, professora Virgínia Xavier Castilho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br