MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto que inclui nome de Dener no Livro dos Heróis recebe parecer desfavorável

Publicada em 18/06/2018
Projeto que inclui nome de Dener no Livro dos Heróis recebe parecer desfavorável | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Garcia recomendou a rejeição da homenagem

O deputado federal Diego Garcia, do Podemos do Paraná, apresentou o arquivamento do projeto de lei que inscreve, no Livro dos Heróis da Pátria, os nomes dos atletas e membros da delegação da Chapecoense, vítimas do acidente aéreo ocorrido em novembro de 2016, na Colômbia. A lista inclui o jogador bajeense Dener Assunção Braz, lateral-esquerdo da equipe catarinense. O relatório do parlamentar ainda será votado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
O relator observa que em 2015, por conta da inscrição de Leonel de Moura Brizola no Livro dos Heróis, a legislação vigente teve o critério de temporalidade modificado, de 50 para 10 anos da morte ou da presunção de morte do homenageado. “No nosso entendimento, a mudança desse critério trouxe alguns problemas para o legislador, uma vez que o prazo de 10 anos é muito pequeno para que se avalie o papel de um determinado personagem na História e se, de fato, ele ou ela merecem ter o registro perpétuo por sua defesa e construção da Pátria brasileira, com excepcional dedicação e heroísmo”, opina.
Garcia destaca, ainda, que, por conta da proliferação de projetos de lei que sugerem a inscrição de nomes para figurar no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”, o colegiado realizou uma audiência pública, no ano passado, para deliberar sobre critérios. “A posição unânime foi a de que a legislação federal que disciplina o assunto deve voltar a exigir o decurso mínimo de 50 anos de morte do homenageado para que este venha ter seu nome inscrito no Panteão da Pátria”, resume.
Para o relator, os atletas e a equipe técnica da Chapecoense não podem ser considerados heróis nacionais, a ponto de terem seus nomes inscritos no livro depositado no Panteão da Pátria. “Foram vítimas de uma tragédia que comoveu toda a nação brasileira e com grande repercussão internacional. A morte de 71 pessoas abalou a todos nós, sobretudo porque a grande maioria era constituída por jovens jogadores de nosso esporte predileto e estavam em uma competição internacional, representando nosso País. Recomendamos que se possam fazer outras homenagens cívicas às vítimas do time de Chapecó”, reforça, ao recomendar a rejeição da matéria.
A comissão de Cultura não tem prazo para votar o parecer sobre a proposta de autoria do Roberto Alves, do PRB de São Paulo. A posição de Garcia pode ser mantida ou derrubada. Independente do resultado, a proposição, apresentada em dezembro de 2016 (após o acidente aéreo que vitimou integrantes da delegação do time, tripulação e jornalistas, na Colômbia, às vésperas da decisão da Copa Sul-americana, que seria decidida pela equipe catarinense contra o time do Atlético Nacional), também será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br