MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Audiência pública debate qualidade do transporte público

Publicada em 21/06/2018
Audiência pública debate qualidade do transporte público | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ato serviu para apresentação de questionamentos às empresas que prestam serviço na atualidade

Prestes a completar 10 anos da concessão para o transporte coletivo, a Comissão Especial de Transporte Público Convencional de Bagé realizou, ontem, uma audiência pública para ouvir a comunidade sobre a qualidade do serviço. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores. Durante o evento, o prefeito Divaldo Lara questionou a última licitação e disse que não tem medo de realizar um novo certame, trocando as empresas.

Entre as principais reclamações da população constavam o transporte porta à porta, a acessibilidade e manutenção dos veículos, além do horário dos coletivos. Conforme um dos integrantes da comissão e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), Luís Diego Soares, o Executivo está negociando, com a Consultoria Júnior da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), a realização de uma pesquisa de satisfação, diretamente com os usuários, para ter base para um novo contrato com as atuais empresas ou com as novas, caso haja novo processo licitatório e outras vençam o pleito.

Soares apresentou um relatório sobre as empresas. O documento mostrou que, nas 16 linhas realizadas pelas duas empresas, passam 36 mil passageiros por dia e cerca de um milhão mensalmente. Desses, oito mil são de gratuidade.

Contratos

Outro integrante da comissão e coordenador de captação e recurso da prefeitura, Márcio Pestana, salientou que, após a realização da pesquisa, e antes de qualquer definição sobre o contrato das empresas, (renovação ou licitação), haverá outra audiência pública para ouvir a necessidade dos usuários.

Pestana ressaltou que no último processo licitatório, realizado há uma década, não havia sido aprovado o Plano de Mobilidade Urbana e, com isso, deverá haver muitas mudanças na nova contratualização. Ele citou a obrigatoriedade de um aparelho de GPS para que a prefeitura possa acompanhar a trajetória dos veículos durante o percurso.

Valores baixos

Em sua manifestação, o prefeito lembrou que a avenida Attila Taborda, que deveria ter sido realizada através de parceria com as duas empresas, Anversa e Stadtbus, não aconteceu desta forma. Ele enfatizou que a Stadtbus não cumpriu com o parceria e não concedeu material para realização dos trabalhos. "Iremos avaliar o melhor para a comunidade, nesses moldes que foi realizado o contrato passado. A margem de lucro das empresas é muito alta e o valor da concessão, para 10 anos, muito baixo, em torno de R$ 2 milhões", disse.

O prefeito ainda frisou que se uma das empresas sair, os funcionários não ficarão sem emprego. "Podem bater no meu gabinete que o assunto é comigo", garantiu.

Respostas

No final da audiência, a representante da empresa Anversa, Maria da Graça Anversa, e o gerente da Stadtbus, Alexandre Solari, responderam aos questionamentos dos usuários do transporte e dos vereadores. Eles se colocaram à disposição para resolver os problemas pontuais, em parceria com a SSM.

O titular da secretaria lembrou que ainda é possível enviar reclamações e sugestões para a melhoria do transporte, através do site da prefeitura www.bage.rs.gov.br. Após todas as informações da audiência e do site serem compiladas, será realizado um relatório com o que foi demandado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br