MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bairro São José recebe plantão social do Daeb

Publicada em 21/06/2018
Bairro São José recebe plantão social do Daeb | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade contou com entrega de materiais informativos sobre construção de rede coletora e divulgação de cursos do município

A comunidade do bairro São José recebeu, ontem, um plantão social do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Téo Vaz Obino e teve como objetivo informar os pais, estudantes e demais moradores da região sobre as atividades que estão sendo feitas na localidade para a obra de rede coletora de esgotos contemplada no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo a coordenadora da atividade, a responsável pelas ações socioambientais do Daeb, Triciana Englert, esta é a terceira edição do plantão social na região desde o início do ano. Ela conta que a medida é uma das respostas do departamento à exigência do governo federal, que pede aos municípios para realizarem ações socioambientais em comunidades contempladas com obras que recebem recursos da união.

Durante a ação, servidores da autarquia e integrantes da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) entregaram materiais informativos e tiraram dúvidas sobre a obra, ensinando como a comunidade deve agir para permitir um bom funcionamento da rede coletora.

Uma das solicitações da autarquia aos moradores é para que não sejam jogados objetos, restos de comida ou qualquer tipo de lixo no vaso sanitário ou nas pias. O Daeb também salienta que a água da chuva também não deve ser lançada nas redes de esgoto, pois pode haver extravasamento e contaminação, fora que a prática é proibida por lei específica.

Obra

Realizada como aditivo à obra de mesmo cunho nos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva, a iniciativa consiste na construção de 3,5 mil metros de rede coletora de esgoto e de 483 ligações domiciliares. A rede coletora irá beneficiar cerca de 1,5 mil moradores do bairro. A obra tem o objetivo de levar o que é coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Assim, acontecerá o tratamento do esgoto, uma medida de saneamento básico que visa realizar processo de purificação da água antes da mesma ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada para fins não potáveis.

Economia solidária

O plantão solidário também contou com a participação da Secretaria de Assistência Social e Direitos do Idoso (Smasi), que divulgou o Projeto Economia Solidária, que oferece cursos gratuitos e com transporte garantido, visando qualificar as pessoas que necessitam de uma fonte de renda. A iniciativa oferece cursos de caldeiraria, construção civil, serigrafia, jardinaria, paisagismo, padaria, pintura automotiva e costureira. Mais informações sobre o processo de inscrição para os cursos podem ser obtidas através dos telefones (53) 3241-0055 e 3241-6005.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br