MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Irga completa 78 anos

Publicada em 21/06/2018

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) comemorou 78 anos de dedicação ao setor orizícola ontem. A autarquia possui trabalhos nas áreas de pesquisa e extensão rural reconhecidos internacionalmente, sendo o único órgão brasileiro que trabalha conjuntamente nessas duas áreas.

O Irga chega aos 78 anos com muita disposição para seguir na defesa do setor arrozeiro, dar continuidade aos investimentos em pesquisa e inovações tecnológicas. O instituto realiza o suporte técnico ao produtor com responsabilidade por meio de ações como: técnicas de manejo; genética para altos rendimentos; boas práticas agrícolas; racionalização de estações de bombeamento; infraestrutura para drenagem e irrigação; e transferência de tecnologias para a alta produtividade, entre outras.

A trajetória do Irga começou com a iniciativa do Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, que, para dinamizar a cultura no Estado, resolveu transformar o sindicato no Instituto do Arroz do Rio Grande, no dia 31 de maio de 1938, sendo oficializado pelo decreto nº 7.296. Seu principal objetivo era a defesa dos segmentos da orizicultura, o desenvolvimento de pesquisa e assistências técnicas aos produtores.

No dia 20 de junho de 1940 foi criado como entidade pública, já com o nome de Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), por meio do decreto-lei nº 20, tendo como finalidade principal incentivar, coordenar e superintender a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Estado. Finalmente, em 31 de dezembro de 1948, o Irga foi institucionalizado por meio da lei nº 533, que em 2011 recebeu modificações pela lei nº 13.697.

O instituto é mantido pelo pagamento da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO), também criada originalmente pela lei nº 533, de 1948. A taxa CDO correspondente a 18,83% da UFIR por cada saco de 50 quilos de arroz que é paga por importadores, beneficiadores e exportadores do arroz em casca e em qualquer estágio de industrialização.

Entidade pública, o Irga é uma autarquia administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária. Sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do Rio Grande do Sul por meio da geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br