ANO: 25 | Nº: 6236

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
22/06/2018 Caderno Ellas

Cardigan

Foto: Reprodução JM

Por Janine Pinto

Estilista/colaboradora

Não existe peça mais confortável que um cardigan; referências históricas dizem que no princípio era um paletó militar de mangas compridas, feito de malha de lã penteada, debruado com pele ou galões e abotoado na frente. Foi usado por oficiais do exército britânico durante a Guerra da Crimeia e recebeu esse nome em homenagem ao sétimo conde de Cardigan, James Thomas Brudenell, que comandou a Carga da Brigada Ligeira.

No século XX, o modelo, sem a gola, foi adaptado às vestimentas para o dia. O cardigan tornou-se peça popular entre tricoteiras e fabricantes de malharia, sendo produzido em diversos estilos e modelos e tendo por base uma peça de lã (ou mistura de fios e lã) abotoada na frente, com mangas compridas. Na década de 20 e 30, Chanel ajudou a divulgar o cardigan como parte de um conjunto duas peças (cardigan e saia) ou de três peças (cardigan, suéter e saia).

Diversas marcas, como Gucci, Balenciaga e Prada, colocam algum item específico em comum na passarela, ele tem tudo para ganhar o status de tendência. A volta do cardigan como peça-desejo é mais uma prova da influência desse trio de gigantes.

Embora o modelo seja um clássico do armário, ele ficou fora do radar de novidades da moda por muitos anos, mas, agora, promete voltar com força total. Com modelagem aconchegante, os cardigans trazem memórias afetivas e foram se misturando à estética propositalmente kitsch da Gucci nas últimas temporadas. Na Balenciaga, Demna Gvasalia trouxe cardigans clássicos e atualizou o modelo com a febre da logomania, deixando-o ainda mais desejável aos olhos das celebridades e influenciadoras da moda. Nomes como Alexa Chung e Kate Busworth foram rápidas em aderir à tendência, que também foi vista na passarela da Prada em uma versão oversized, complementando a produção com saias lápis.

 

Atualizando o look com cardigan...

* Para atualizar a produção, vale explorar todas as possibilidades que a modelagem versátil oferece. Brinque de abotoar e desabotoar, transformando-o, ora em casaco, ora em blusa de decote regulável. As versões alongadas e com proporções oversized também são bem moderninhas e ficam despojadas na medida certa com calças jeans.

* No street style dos principais desfiles internacionais, o truque de styling mais utilizado é esse: transformar o cardigan em uma blusa de decote regulável. Não precisa de muita técnica e você ganha na versatilidade!

* O modelo alongado vai de encontro com a tendência dos robes e é um queridinho nas ruas. Combina com calça jeans e blusa básica, com um saltinho para quebrar o ar despojado.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...