MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Obra estratégica

Publicada em 22/06/2018

Ficou para julho a definição de um empreendimento que, por mais singelo que seja, pode desencadear um sério estímulo no comércio junto às chamadas lojas francas, em Aceguá. Publicação desta edição detalha como representantes do município brasileiro e da intendência de Cerro Largo, do Uruguai, articulam definições sobre o empreendimento que visa uma reformulação do canteiro internacional, que divide as cidades-gêmeas.

O obra, por mais que o orçamento previsto não atinja os R$ 100 mil, surge num momento oportuno. A Brasil vive, há algum tempo, a expectativa pela autorização para a instalação dos tradicionais freeshops em solo tupiniquim – o que antes não estava regulamentado. No caso específico de Aceguá, o comércio do lado uruguaio sustenta, há tempos, uma espécie de estímulo direto da economia. E não simplesmente pela comercialização de produtos que atrai uma gama incontável de turistas, mas pelo fato de potencializar o mercado de trabalho, assim como outros ramos do setor de serviços, como alimentação e, em determinados momentos, de hotelaria.

O fato é que, fixadas lojas francas no lado brasileiro, tal cenário só tende a se elevar. A própria arrecadação municipal de Aceguá será uma das mais atingidas, até porque a instalação de novas empresas sempre surge como um alívio na busca incessante de sanar demandas não suportadas pelo caixa. Aumentar a receita de tributos, sem precisar elevar índices ou praticar reajustes, às vezes mais pesados, só contribui no processo.

Na questão da obra junto ao canteiro central, que demanda por melhorias urgentes, tendo em vista que pouco serve de atrativo, na atualidade, é nada menos que antecipar um cenário futuro. A quantidade de visitantes, que buscam, inicialmente, efetuar compras, deve ocorrer com certa naturalidade. Cabe, lógico, aos gestores públicos, prepararem o ambiente para garantir que cada turista se sinta convidado a retornar. E não apenas em função dos comércios, mas pela receptividade e infraestrutura adequada e convidativa. Enfim, é uma obra estratégica.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br