MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reitora da Urcamp participa de missão internacional em Milão

Publicada em 26/06/2018
Reitora da Urcamp participa de missão internacional em Milão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo participou, ontem, do primeiro encontro que busca traçar planos de desenvolvimento

A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, cumpre agenda em Milão, na Itália. Após as atividades desenvolvidas entre 2015-2017, o Programa Líder entra em uma fase de execução, traçando e realizando planos de ação e de desenvolvimento, a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas por cada uma das regiões (Campanha, Fronteira Oeste e Sul).
Para administrar a fase de planejamento e implementação desses planos de ação, foi instituído um sistema de governança, orientado ao planejamento e à gestão concreta das políticas de desenvolvimento sobre o território Fronteira Sul. Com isso, o Sebrae, através da atividade de consultoria da Altis (Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão), conta com a participação dos integrantes da Cabine de Direção na Missão Internacional de Capacitação e Benchmarking da Governança da Fronteira Sul, com o foco em Desenvolvimento Local e Marketing Territorial, onde, em sua delegação, está a reitora. "Esse evento é uma saída para o desenvolvimento da região, com ações através da sociedade civil organizada", explica Lia.

Treinamento
O primeiro dia da missão internacional teve como foco a capacitação técnica, com professores da Universidade Católica de Milão. Os trabalhos iniciaram pela manhã, com as boas-vindas do diretor da Altis, professor Vito Monamarco e, na sequência, o diretor superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, apresentou o histórico de ações realizadas no Programa Fronteira Sul dentro do contexto de Desenvolvimento Territorial. Logo após, o professor Fábio Antoldi, da Altis, expôs a estrutura e o funcionamento da Universidade Católica de Milão e da Altis, assim como comparativos entre os territórios da Itália e do Rio Grande do Sul, destacando que o desenvolvimento parte do território, através de uma ideia coletiva e de uma visão integrada.
O fechamento da manhã ocorreu com a apresentação do professor Paolo Rizzi, diretor do Laboratório de Economia da Universidade Católica, com a palestra sobre "As ferramentas e os processos para ativar políticas eficazes de desenvolvimento local". A apresentação teve como foco dois pontos principais, a formação de uma governança, com o objetivo de governar com a participação de todos, de forma inclusiva e com um planejamento estratégico de longo prazo, e o marketing territorial como forma de atração de investimentos e divulgação do território através de uma marca.
No turno da tarde, Paola Morris, especialista em Marketing Territorial nas Áreas de Investimentos, falou sobre o tema "Marketing territorial e atração de investimentos e promoção das cidades e territórios". Na palestra, ela expôs um conceito teórico sobre o tema, assim como a importância das agências de promoção de investimentos dentro dos territórios. Na sequência, foi destacado os fatores fundamentais para atração de investimentos (localização, recursos humanos, infraestrutura científica, mercado, infraestrutura logística e políticas de incentivo) e apresentados alguns cases de sucesso.
A última palestra foi realizada pelo diretor da Altis, o professor Vito Monamarco, sobre "Promover e implementar uma colaboração efetiva entre público e privado". Na sua apresentação, explicou os modelos americano, alemão e francês de colaboração, destacando objetivos, vantagens e forma de financiamento de cada um, para, na sequência, apresentar os requisitos que devem ser atendidos para ter um polo competitivo.
O encerramento do primeiro dia contou com um debate de conclusão sobre as lições aprendidas e sua conexão com as visitas técnicas que ocorrerão nos próximos dias.

Delegação

Arthur Roberto de Oliveira Gibbon – professor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG);
Clori Izabel Giordani Peruzzo – proprietária da Vinícola Peruzzo;
Conrado Avancini Pereira Zanferari – estagiário da Assessoria Econômica da Farsul;
Emílio Beltrami – CEO da empresa Consultoria Conect;
José Antônio Severo Menezes – presidente do SICREDI Pampa Gaúcho;
Lia Maria Herzer Quintana – reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp);
Luis Oscar Kessler – presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana;
Márcio Fonseca do Amaral – vice-prefeito de Alegrete;
Marco Antonio Fontoura Hansen – reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa);
Neli Lúcia Coradini Abascal – presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ideal de Caçapava do Sul;
Gedeão Silveira Pereira – presidente do Sebrae/RS;
Derly Cunha Fialho – superintendente do Sebrae/RS;
André Luís Vieira Campos – gerente Gestão Estratégica do Sebrae/RS;
Victor Ribas de Almeida – técnico Gestão Estratégica do Sebrae/RS.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br