ANO: 24 | Nº: 6110
26/06/2018 Cidade

Reitora da Urcamp participa de missão internacional em Milão

Foto: Divulgação

Grupo participou, ontem, do primeiro encontro que busca traçar planos de desenvolvimento
Grupo participou, ontem, do primeiro encontro que busca traçar planos de desenvolvimento

A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, cumpre agenda em Milão, na Itália. Após as atividades desenvolvidas entre 2015-2017, o Programa Líder entra em uma fase de execução, traçando e realizando planos de ação e de desenvolvimento, a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas por cada uma das regiões (Campanha, Fronteira Oeste e Sul).
Para administrar a fase de planejamento e implementação desses planos de ação, foi instituído um sistema de governança, orientado ao planejamento e à gestão concreta das políticas de desenvolvimento sobre o território Fronteira Sul. Com isso, o Sebrae, através da atividade de consultoria da Altis (Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão), conta com a participação dos integrantes da Cabine de Direção na Missão Internacional de Capacitação e Benchmarking da Governança da Fronteira Sul, com o foco em Desenvolvimento Local e Marketing Territorial, onde, em sua delegação, está a reitora. "Esse evento é uma saída para o desenvolvimento da região, com ações através da sociedade civil organizada", explica Lia.

Treinamento
O primeiro dia da missão internacional teve como foco a capacitação técnica, com professores da Universidade Católica de Milão. Os trabalhos iniciaram pela manhã, com as boas-vindas do diretor da Altis, professor Vito Monamarco e, na sequência, o diretor superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, apresentou o histórico de ações realizadas no Programa Fronteira Sul dentro do contexto de Desenvolvimento Territorial. Logo após, o professor Fábio Antoldi, da Altis, expôs a estrutura e o funcionamento da Universidade Católica de Milão e da Altis, assim como comparativos entre os territórios da Itália e do Rio Grande do Sul, destacando que o desenvolvimento parte do território, através de uma ideia coletiva e de uma visão integrada.
O fechamento da manhã ocorreu com a apresentação do professor Paolo Rizzi, diretor do Laboratório de Economia da Universidade Católica, com a palestra sobre "As ferramentas e os processos para ativar políticas eficazes de desenvolvimento local". A apresentação teve como foco dois pontos principais, a formação de uma governança, com o objetivo de governar com a participação de todos, de forma inclusiva e com um planejamento estratégico de longo prazo, e o marketing territorial como forma de atração de investimentos e divulgação do território através de uma marca.
No turno da tarde, Paola Morris, especialista em Marketing Territorial nas Áreas de Investimentos, falou sobre o tema "Marketing territorial e atração de investimentos e promoção das cidades e territórios". Na palestra, ela expôs um conceito teórico sobre o tema, assim como a importância das agências de promoção de investimentos dentro dos territórios. Na sequência, foi destacado os fatores fundamentais para atração de investimentos (localização, recursos humanos, infraestrutura científica, mercado, infraestrutura logística e políticas de incentivo) e apresentados alguns cases de sucesso.
A última palestra foi realizada pelo diretor da Altis, o professor Vito Monamarco, sobre "Promover e implementar uma colaboração efetiva entre público e privado". Na sua apresentação, explicou os modelos americano, alemão e francês de colaboração, destacando objetivos, vantagens e forma de financiamento de cada um, para, na sequência, apresentar os requisitos que devem ser atendidos para ter um polo competitivo.
O encerramento do primeiro dia contou com um debate de conclusão sobre as lições aprendidas e sua conexão com as visitas técnicas que ocorrerão nos próximos dias.

Delegação

Arthur Roberto de Oliveira Gibbon – professor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG);
Clori Izabel Giordani Peruzzo – proprietária da Vinícola Peruzzo;
Conrado Avancini Pereira Zanferari – estagiário da Assessoria Econômica da Farsul;
Emílio Beltrami – CEO da empresa Consultoria Conect;
José Antônio Severo Menezes – presidente do SICREDI Pampa Gaúcho;
Lia Maria Herzer Quintana – reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp);
Luis Oscar Kessler – presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana;
Márcio Fonseca do Amaral – vice-prefeito de Alegrete;
Marco Antonio Fontoura Hansen – reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa);
Neli Lúcia Coradini Abascal – presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ideal de Caçapava do Sul;
Gedeão Silveira Pereira – presidente do Sebrae/RS;
Derly Cunha Fialho – superintendente do Sebrae/RS;
André Luís Vieira Campos – gerente Gestão Estratégica do Sebrae/RS;
Victor Ribas de Almeida – técnico Gestão Estratégica do Sebrae/RS.

 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...