MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Inspetoria aguarda proprietários que não comprovaram imunização de animais contra febre aftosa

Publicada em 27/06/2018
Inspetoria aguarda proprietários que não comprovaram imunização de animais contra febre aftosa | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rebanho de 253.836 bovinos já teve comprovada aplicação de doses em Bagé

Com índices abaixo do normal na Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, encerrada no dia 15 de junho, a Inspetoria Veterinária de Bagé continua recebendo produtores que ainda não comprovaram a aquisição de doses da vacina, assim como aguarda aqueles que ainda não retiraram a autorização de compra de doses.

Segundo dados da Inspetoria Veterinária, até o último levantamento, foi confirmada a aplicação da dose em um rebanho de 253.836 bovinos na Rainha da Fronteira, o número representa 96,8% dos cerca de 262 mil animais previstos para receber a imunização em 1.468 propriedades no município.

A fiscal estadual agropecuária e médica veterinária, Aline Castagnino Molina, destaca que os proprietários que ainda não fizeram os procedimentos devem se apresentar o mais rápido possível, à Inspetoria de Bagé, para formalizar os processos, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo.

O Rio Grande do Sul é considerado zona livre de febre aftosa. O último caso registrado da doença no Estado foi em 2001. Em maio de 2017, a cobertura foi de 98,93% e, em novembro, de 97,48%.

Região

Na região, a média foi de 95% dos animais imunizados até sexta-feira passada. Entre os municípios de Bagé, Aceguá, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, foram vacinados 1.208.600 animais, de 9.763 propriedades. O município na região com maior índice de imunizações confirmadas até o momento é Caçapava do Sul, com 98,8% dos animais vacinados, já Hulha Negra é o que obteve menor porcentagem até o momento: apenas 88,9% dos bovinos receberam a dose.

Instruções

Os produtores devem ficar atentos às instruções, como o prazo para aplicação do produto após a compra, que é de cinco dias, e da emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) para movimentação dos animais, cujos prazos são de 15 dias para animais vacinados, sete dias para aqueles que já têm duas vacinações, e a qualquer momento após a terceira.

Os exemplares destinados a abate imediato, durante as etapas oficiais, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa, bem como de comprovação para emissão da GTA.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br