MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sensibilização para implantação do Observatório Social em Bagé é pauta de evento

Publicada em 27/06/2018
Sensibilização para implantação do Observatório Social em Bagé é pauta de evento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Belonice explicou funcionamento e metas da iniciativa

A presidente do Observatório Social de Erechim e conselheira fiscal do Observatório Social do Brasil, Belonice Fátima Sotoriva, esteve, em Bagé, na segunda-feira, explicando o que é o observatório social e quais os procedimentos para formalizá-lo. A ação foi uma iniciativa da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e do Conselho Regional de Contabilidade, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Bagé. A palestra aconteceu no Teatrinho da Urcamp, reunindo cerca de 100 participantes, entre representantes de várias entidades, universidades, empresários e acadêmicos de diversos cursos da instituição de Ensino Superior.
Belonice iniciou evidenciando que o Observatório Social fomenta o exercício da cidadania, é democrático e apartidário, e tem o objetivo de contribuir com a gestão pública, unindo frentes de trabalho, estimulando a eficiência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos. Ela explicou, ainda, que o Observatório Social atua como pessoa jurídica, primando pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, de modo a agir, preventivamente no controle social dos gastos públicos, entre outras frentes de trabalho. O Observatório tem sede em Curitiba e está presente em 130 cidades e 19 Estados. Ele é responsável por disseminar a metodologia padronizada para o todo o Brasil, promovendo capacitação e suporte técnico para a rede de observatórios. "Nos últimos quatro anos, contribuímos com a redução de 2 bilhões nos cofres públicos", ressaltou ao enfatizar: "Cada um de nós, como cidadãos brasileiros, temos obrigação de fazer alguma coisa para melhorar o País. Todos nós podemos contribuir para a melhoria e eficácia da gestão publica municipal".

Quem pode participar?
Empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, funcionários públicos, donas de casa e aposentados, todos devem se mobilizar em favor da sua cidade. De acordo com a palestrante, o Observatório Social é mantido com recursos da própria comunidade. "Não recebemos recursos públicos, justamente para ter a independência, os participantes não podem ser filiados a nenhum partido", disse.
O Observatório deve reunir o maior número de entidades que representem a sociedade civil, como associações comerciais, OAB, conselhos profissionais, rotarys, lions clubes, maçonarias e demais organizações não governamentais, com o propósito de contribuir com a melhoria da gestão pública. A palestrante sugeriu que a sociedade se organize para montar o Observatório e aconselhou montar um comitê para visitar as entidades existentes e fazer o convite. "Com 10 pessoas já é possível formar essa rede. É preciso ficar claro que não tem nada de ilegal, não queremos ter atritos, nem inimizades, não há pessoalidade, isso tudo é para garantir a eficiência dos nossos recursos", concluiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br