MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Votação da Consulta Popular deve ser intensa a partir de hoje

Publicada em 27/06/2018
Votação da Consulta Popular deve ser intensa a partir de hoje | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cidadãos podem participar do processo em diversos locais da cidade, entre eles a Câmara de Vereadores e Urcamp

Até amanhã é possível participar da Consulta Popular 2018/2019 e escolher os projetos que terão prioridade no orçamento do Estado para o próximo ano. A cédula traz dez projetos, indicados pelos municípios abrangidos pelo Conselho Regional de Desenvolvimento, para serem escolhidas as quatro prioridades mais votadas.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Josafá Pereira, conta que nas primeiras horas de votação, na manhã de ontem, alguns problemas pontuais tornaram o processo mais lento. Muitos votantes procuraram os locais onde foram disponibilizados os aplicativos de votação sem o título de eleitor. A intensa procura pelo número da documentação em todo o Estado, diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acabou impossibilitando o acesso por algumas horas. “É importante que os eleitores levem o documento para agilizar a votação”, destaca.
Estarão aptos a receber os recursos referentes aos projetos eleitos, os municípios que atingirem, no mínimo, os seguintes percentuais de votação: 6% para municípios com até 10 mil eleitores; 5% para municípios entre 10.001 e 40 mil eleitores; 4% para municípios entre 40.001 e 80 mil eleitores; 3% para os municípios entre 80.001 e 120 mil eleitores; e 1,5 para municípios com mais de 120 mil eleitores.
Pereira acredita que a movimentação dos eleitores deve se intensificar hoje. A votação pode ser feita de três formas, todas elas ágeis e pensando na maior facilidade de participação dos cidadãos. “Precisamos de um número mínimo de eleitores para garantir verbas para os projetos de nossa cidade”, ressaltou o presidente do Conselho. Em Bagé, o aplicativo para votação está disponível no campus central da Urcamp, Câmara de Vereadores, Hospital Universitário, Santa Casa de Caridade e IGP.
Os participantes podem escolher uma das três formas de votar: através do aplicativo, disponível na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Santa Casa e Hospital Universitário. A votação também pode ser realizada on-line, diretamente no site www.consultapopular.rs.gov.br, ou ainda por SMS, via mensagem para o número 27902, com o seguinte texto: RSVOTO#número do título de eleitor #número do programa (sem espaços). O sistema de votação on-line estará disponível até as 23h59min do dia 28 de junho. Já os sistemas off-line e via SMS estarão disponíveis de hoje.

Projetos da cédula
Dez projetos disponíveis na cédula: 1- SDR - apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; 2- SES - ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS; 3-SSP - reaparelhamento dos órgãos de segurança; 4-SDSTJDH- promoção da paz e prevenção ao uso indevido de drogas no Rio Grande do Sul; 5-SDSTJDH- Políticas públicas para as mulheres; 6-SEAPI- Mecanização rural; 7-SEDACTEL- Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem-receber; 8-SEDUC- Laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; 9-SOP- Programa Estadual de Saneamento; e 10-SOP- Apoio à recuperação de estradas vicinais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br