MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Delegação local conhece startups implantadas em Milão

Publicada em 28/06/2018
Delegação local conhece startups implantadas em Milão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cooperação com agência que oferece serviços para melhorar competitividade de empresas será avaliada

O terceiro dia da missão internacional desenvolvida na Itália, por uma comitiva gaúcha que conta com representantes da região da Campanha, ocorrido ontem, teve como principal objetivo conhecer a inovação como desenvolvimento local e o formato de apoio às pequenas empresas para internacionalização.
No turno da manhã, a delegação visitou a HUB Milano, primeira incubadora italiana com foco em impacto social. Marco Nanini, responsável pela HUB, deu as boas-vindas e explicou o funcionamento da incubadora, que faz parte de uma rede mundial e iniciou suas atividades em Milão, em 2010, com foco principal nas atividades de impacto social dentro da comunidade.
Na sequência, Pietro Lovati, responsável pela incubação e apoio à Startups na HUB, explicou que a atividade de incubação teve início em 2012, e, em 2014 ,a HUB Milano recebeu a certificação de incubadora. Pietro apresentou os programas desenvolvidos, que incluem seis serviços para as startups, divididos entre serviços básicos (Coworking, eventos e comunidades) e serviços de valor agregado (treinamentos, incubadora e investimentos).
Após a apresentação da HUB, três startups incubadas apresentaram seus serviços e contaram sobre suas trajetórias, dificuldades, experiências e acessos a financiamentos. A primeira apresentação foi da startup GR3N, quando foi exposto que a empresa recicla o plástico, o transformando em matéria-prima. Na sequência, Lorenzo Anello apresentou sua empresa, que tem como foco a plantação de Miscanthus Giganteus, planta utilizada para diversas áreas, como energia, biogás e agropellets, entre outros. Ele explicou que essa plantação resulta em uma safra por ano, em um período de 20 anos. Por último, Fabian Thobe apresentou a startup RiCompro, que basicamente compra smartphones usados e danificados, conserta e os revende.
No turno da tarde, foi realizada a visita na Promos Milano, agência especial da Câmara de Comércio de Milão, dedicada à internacionalização de empresas e atração de investimentos para a região da Lombardia. Na visita, Fábio Bentivegna, responsável pela Promos, apresentou a agência que existe há 25 anos, sem fins lucrativos e cujo objetivo é oferecer serviços para melhorar a competitividade das empresas, com foco na venda para o exterior.
Nesse contexto, a Promos apoia as empresas com estudo de viabilidade, identificação de parceiros, escolha de mercado e missões internacionais, e mais recentemente tem oferecido um acompanhamento de 6 a 12 meses para as empresas, após se internacionalizarem.
O encerramento do terceiro dia contou com um debate de conclusão sobre as possibilidades de parceria e cooperação entre Rio Grande do Sul e Itália, no que pode envolver o trabalho da Promos.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br