ANO: 25 | Nº: 6335
29/06/2018 Cidade

Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Urcamp realiza Mostra de Iniciação Científica

Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

Sílvia vai apresentar pesquisa na Itália
Sílvia vai apresentar pesquisa na Itália
O seminário integrado, que é realizado a cada semestre, foi desenvolvido com os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo. A Exposição dos trabalhos aconteceu no saguão do prédio central da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e envolveu pesquisa de alunos de todos os semestres. São temas interdisciplinares com foco em prática de negócios, projetos de pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Cursos – TCCs, explica a diretora do CCSA, professora Marilene Vaz Silveira. "A intenção é mostrar pro aluno a interação entre as disciplinas do semestre letivo, onde todas as matérias se integram e o aluno aprende na prática aquilo que é aplicado em sala de aula, além do incentivo à iniciação científica", resume.

Trabalhos que geram oportunidades
A acadêmica Sílvia Lopes da Cunha Bassan, que está concluindo o sétimo semestre de Administração, vai levar sua pesquisa para o exterior, por meio de um convênio da Urcamp com a USP – Universidade de São Paulo. O projeto possibilitou que a estudante se inscrevesse para um intercâmbio com a universidade Fondazione CUOA, em Altavilla Vicentina, na Itália. No período de três semanas, a universitária fará um curso de Negócios Internacionais e liderança. A iniciativa ainda inclui uma visita a sede da ONU, em Genebra, na Suíça. Uma chance que pode impulsionar a carreira de quem está começando. "Sempre quis ter a experiência de fazer um intercâmbio. Será um experiência única, como estou concluindo a graduação, vai agregar muito ao meu curso e à minha vida. Além do contato que terei com outras culturas, que é enriquecedor. Vou ter a oportunidade de trocar conhecimento com estudantes da América do Sul e do resto do mundo", justifica. O trabalho de pesquisa que Sílvia irá apresentar, na Itália, é "Análise da Jornada de Trabalho no Ramo da Hotelaria: uma comparação entre a legislação brasileira e a italiana a partir da lei 13.467/2017". O projeto fez parte, dentre outros tantos, da mostra do curso.

O curso de Administração participou do seminário por meio da disciplina Prática de Negócios III e IV, onde realizaram um trabalho nos bairros de Bagé com a proposta de oferecer uma oportunidade de negócio aos moradores. A ideia era escolher produtos inovadores para produção e comercialização. "Nesse semestre, os moradores aprenderam a fabricar chocolate quente na casca e amendoim saborizado com café. Os alunos realizaram o cálculo, a comercialização e o marketing", conta a coordenadora do curso de Administração, professora Rita Jorge.

O Seminário Integrador do CCSA reuniu, no total, cerca de 50 trabalhos de Iniciação Científica.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...