ANO: 25 | Nº: 6382
29/06/2018 Editorial

Exemplos para avaliar


Ao longo desta semana, o Jornal MINUANO vem publicando detalhes de uma missão internacional encampada pelo Sebrae que, através do programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, levou uma delegação gaúcha, inclusive com representações de Bagé, para buscar exemplos de iniciativas destaque desenvolvidas na Itália, em específico em Milão.

Vale lembrar que, desde 2017, após dois anos de mobilização e capacitações, o programa atingiu uma etapa considerada de maturidade. Por conta disso, o Sebrae passou a mobilizar as lideranças dos 43 municípios envolvidos e que representam as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. Implementado em 2015, a iniciativa é uma ferramenta que estimula gestores a atuarem de forma conjunta e empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos, engajando os setores público, privado e terceiro setor.

Parte da atual mobilização visa, com destaque, encontrar exemplos que possam ser absorvidos pelas regiões gaúchas envolvidas. Exemplo que pode contribuir, aliás, foi conhecido pela delegação, ontem, em Trento. A passagem pela Cantina dos Viticultores, cooperativa com mais de 60 anos e que reúne cerca de 4,5 mil produtores poderia, claro, ser implantada na Campanha. Até porque a consolidação deste setor produtivo nesta região de fronteira já é uma realidade. Poderia, claro, ser impulsionada caso mecanismos de apoio fossem criados. No caso da Cavit,  um órgão intermediário para acertar negociações o que, segundo informado, permite que 80% da produção seja levada à comercialização, mesmo internacional. É, sem dúvida, um estímulo que, para a região, poderia viabilizar que menores empreendimentos se proliferassem com mais ênfase e dessem, de vez, uma nova característica a produção local. Óbvio que isto é algo ainda a ser analisado, mas, de qualquer maneira, o exemplo existe.

Os resultados efetivos da missão internacional devem ser estabelecidos num futuro próximo. E do mesmo modo que faz agora, o Minuano detalhará tais trâmites, ciente de que ações como a do programa Líder podem sim ocasionar efeitos positivos para o desenvolvimento local.


 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...