ANO: 25 | Nº: 6278

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
29/06/2018 Caderno Ellas

Museu Dom Diogo de Souza

Foto: Acervo Fotográfico Museu Dom Diogo de Souza /Fat Urcamp

Ato inaugural Casa Hercilio ano de 1928, localizada na Avenida sete Setembro 137
Ato inaugural Casa Hercilio ano de 1928, localizada na Avenida sete Setembro 137

Este mês relembramos as antigas caixas registradoras, verdadeiras relíquias que fazem parte do acervo do Museu Dom Diogo de Souza e ficam, permanentemente, à mostra para visitação. Hoje, dando sequência a esse assunto, trazemos imagens da tradicional Casa Laud e da Casa Lira, que fizeram história em nossa cidade.

 

Antiga Casa Lira

Fundada em 6 de julho de 1930, pelo comerciante Ney Figueiró (nasceu em Bagé e morreu em 13 de julho de 1960), era o ponto de reunião dos músicos bajeenses. Especializada em instrumentos musicais, discos, partituras e brinquedos, a Casa Lira divulgava, em sua "eletrola", os últimos lançamentos do País e do exterior, reunindo, na Praça Silveira Martins, um grande número de ouvintes, ávidos de novidades musicais.

O estabelecimento começou modestamente, em uma pequena loja na rua General Sampaio, em frente à Praça Silveira Martins. Depois, mudou-se para um prédio próprio (sucessão de Luiza Prati Manduca), bem mais amplo, na mesma rua, ao lado da também popular Casa Ramos. Este prédio foi adaptado pelo construtor Venâncio Pastorini Sobrinho.

Texto de Elizabeth Fagundes 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...