MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Reunião atualiza discussões sobre diagnóstico do mormo

Publicada em 30/06/2018

Na próxima terça-feira, às 14h, a Embrapa Pecuária Sul irá realizar, em Porto Alegre, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a segunda edição do evento que busca discutir a problemática do mormo – doença que afeta os equídeos e que pode ser transmitida dos animais ao homem. Foram convidados a participar representantes de diversas áreas ligadas ao tema.

No encontro, intitulado 2º Seminário da Embrapa: Atualizações sobre o mormo equino, o pesquisador e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Roberto Soares Castro, especialista no tema, irá proferir palestras que abordarão aspectos gerais sobre o mormo no Brasil, bem como várias questões referentes ao seu diagnóstico.

A primeira reunião, ocorrida dois anos atrás, foi fomentada pela preocupação com as metodologias utilizadas para diagnosticar a doença, que, na ocasião, não traziam certeza nos resultados. Isso porque o único teste utilizado até então era o de fixação de complemento, que oferecia limitações, não sendo muito confiável. Além disso, havia também a reclamação em relação à demora do retorno do resultado dos exames para detectar a doença, documento obrigatório para o trânsito de animais.

A falta de certeza no diagnóstico pode trazer dois problemas. O primeiro é a possibilidade de que resultados negativos sejam falhos, acarretando o risco de aumento da contaminação dos animais. Outra questão é a possibilidade do exame com resultado positivo ser incorreto, obrigando o proprietário a abater o animal e interditando sua propriedade, podendo levar a grandes prejuízos financeiros, além de questões que interferem no bem-estar animal.

 Plataforma Elisa

Para fazer frente a este problema do diagnóstico, desde março de 2018, foi publicada uma portaria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que aprova a utilização da plataforma Elisa (Ensaio Imunoenzimático) para o diagnóstico do Mormo Equino. Alguns laboratórios já estão em processo de credenciamento para disponibilizarem a metodologia Elisa e em breve a lista com estes estabelecimentos será divulgada. “Com a permissão de uso dessa nova metodologia, os resultados apresentarão um nível de confiabilidade maior que os existentes hoje e uma capacidade de processamento de amostras bem mais veloz que o método oficial”, explica a pesquisadora da área de Sanidade Animal da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Gaspar.

Em 2018, a Embrapa de Bagé iniciou um projeto de pesquisa, com duração de três anos, que objetiva a ampliação do processo de validação do Elisa, e também a caracterização de cepas isoladas da bactéria causadora do mormo no Brasil (Burkholderia mallei).

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br