ANO: 25 | Nº: 6334
30/06/2018 Caderno 5º Simpósio Produção de Soja da Região da Campanha 2018

Uso de maquinários de alta performance auxilia sojicultores

Foto: Divulgação

Equipamento  é o único do mundo 3 em 1, destaca Stara
Equipamento é o único do mundo 3 em 1, destaca Stara

O crescimento das plantações de soja na região da Campanha tem exigido algumas transformações dos produtores. Uma delas é buscar soluções para diminuir o custo e também o tempo de semeadura para outros cultivos, como as pastagens de inverno. Pensando nessa necessidade dos produtores, a Stara, empresa gaúcha que está há 58 anos no mercado, lançou, este ano, o Imperador 3.0, o único no mundo que pulveriza, distribui e conta com semeador pneumático.
Conforme o sócio proprietário da Stara em Bagé, Marcelo Pillon, o que move a empresa é a tecnologia. Ele salienta que a máquina está no mercado há três anos, com as funções de pulverizar e distribuir e, este ano, foi implementado o semeador pneumático, o que reduz o tempo e o custo para o produtor. "O equipamento proporciona que, quando a soja for colhida, a pastagem já esteja nascendo. Com isso, aumenta em 60 dias o tempo de pastagem, além de mais quilos de carne ou litros de leite ganhos por hectare", informa.
Pillon destaca que a Stara está presente em cinco continentes e exporta para 35 países. "Somos a empresa com maior gama de produtos para a produção", disse. Ele comenta que a linha de tratores surgiu há 10 anos, devido à necessidade de auxiliar no carregamento dos demais produtos disponibilizados pela empresa.

Imperador 3.0
A inovação do Imperador e a qualidade do Hércules agora estão juntas em uma única máquina. O Imperador 3.0 é um autopropelido que reúne três funções na mesma máquina: pulverizador com barras centrais, distribuidor e semeador pneumático, podendo realizar as três operações com o mesmo equipamento em momentos distintos. Esta inovação traz ao produtor maior eficiência nos trabalhos de sua lavoura, além da redução dos custos operacionais.
O equipamento permite o parcelamento das aplicações de fertilizantes e defensivos, tudo isso com a manutenção do mesmo rastro, garantindo mais agilidade, rapidez e eficiência nas aplicações.
Outro ponto é que as altas produtividades começam com a cultura de cobertura eficiente. Para tornar a semeadura de cobertura mais eficaz, o equipamento traz um sistema pneumático que proporciona a semeadura de sementes leves em toda a extensão da barra. Isso garante a cobertura com melhor uniformidade, utilizando o mesmo rastro da pulverização, reduzindo o tempo de operação, as perdas por amassamento e o consumo de combustível.
O equipamento permite a troca de marchas com a máquina andando, mantendo a velocidade de aplicação constante durante o trabalho. Possui motor eletrônico Cummins de 220 cv Turbo, atendendo à nova legislação MAR-I. Além da maior durabilidade, o motor possui baixa emissão de poluentes e menor vibração e ruído. O Modo ECO é acionado através do Topper 5500, que possibilita a comunicação com o motor, reduzindo sua rotação e, assim, diminuindo o consumo de combustível em até 12%*, proporcionando melhor desempenho e performance do conjunto motor e transmissão.
Para a pulverização, possui reservatório de calda de 2.400 litros, produzido em polietileno. Possui barras centrais, o que garante estabilidade durante a aplicação, mesmo em terrenos com desnível. Para distribuição, possui reservatório em inox com capacidade de até três toneladas. Possui comporta dupla e esteira de borracha com dispositivo autocentralizador da fita transportadora para maior precisão na aplicação. O mesmo reservatório em inox pode ser usado para as sementes leves.
O Imperador 3.0 é equipado com o controlador Topper 5500 e Telemetria Stara, tudo isso com tecnologia 100% nacional.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...