MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Chuva auxilia na recuperação dos níveis das barragens

Publicada em 03/07/2018
Chuva auxilia na recuperação dos níveis das barragens | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa registrou elevação de 30 centímetros

O clima abafado do final de semana resultou em precipitações pluviométricas entre domingo e segunda-feira, em Bagé. As chuvas registradas, aliás, auxiliaram na recuperação das barragens utilizadas para abastecimento hídrico da Rainha da Fronteira.

Segundo medição realizada na manhã de ontem, pela equipe do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a maior precipitação foi identificada junto à Sanga Rasa, maior reservatório do município. Junto à estrutura, a constatação foi de 40 milímetros (mm) até o meio-dia da ontem. Com isso, o nível da unidade, que estava com deficit de 5,20 metros na sexta-feira passada, subiu e atingiu -4,90 mm.

Já na do Piraí, a precipitação foi de 20mm, resultando numa recuperação de 35 centímetros. A barragem, cujo volume estava em -2,40 metros (m) na medição anterior alcançou -2,05m. Na Emergencial, a chuva constatada foi de 25 mm, o que manteve a estrutura em operação na capacidade máxima.

De acordo com o Daeb, também foram registrados 24,5mm junto à Estação de Tratamento de Água (ETA).

Previsão indica novas precipitações

Conforme boletim do Instituto Climatempo, elaborado especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), uma frente fria foi constatada sobre o Rio Grande do Sul na manhã de ontem e, com isso, provoca chuvas em alguns municípios gaúchos situados na região Sul do Estado. Aos poucos, de acordo com o prognóstico, esse sistema estará avançando sobre as demais regiões do RS, provocando chuvas, entre hoje e amanhã, sobre o Centro-Oeste do RS.

De maneira geral, essas chuvas continuarão sendo favoráveis à manutenção dos níveis de umidade do solo. Mantendo, assim, boas condições para a finalização do plantio e para o desenvolvimento das lavouras de inverno, principalmente do trigo, bem como ao preparo do solo para as novas culturas de verão.

Com relação ao frio, os modelos não indicam nenhuma massa de ar polar de forte intensidade para esta semana: as temperaturas continuarão seguindo o mesmo padrão dos últimos dias, sem que venham a ocorrer riscos para formações de geadas para as áreas de lavouras. O boletim ressalta apenas que, no próximo final de semana, uma nova frente fria irá avançar pela região Sul do Brasil e, após a passagem desse sistema, o avanço irá provocar o declínio das temperaturas no Estado.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br