ANO: 25 | Nº: 6400
03/07/2018 Segurança

Vandalismo nas escolas: secretária convoca reunião com polícias para buscar soluções

Foto: Divulgação

Delegado regional e secretária de Educação
Delegado regional e secretária de Educação

Escolas da rede municipal vêm sofrendo constantes e sistemáticos roubos e depredações. Recentemente, uma mesma instituição foi alvo de três ataques em menos de uma semana. Levantamentos feitos pelas escolas apontam que, somente neste ano, os prejuízos chegam a cerca de R$ 43 mil. Os dados alarmantes levaram a secretária municipal de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, a convocar a Brigada Militar e a Polícia Civil para uma reunião.

Ela recebeu, em seu gabinete, os integrantes da patrulha escolar da Brigada Militar, os sargentos Edgar Soares e Amuri Camargo e o delegado Regional da Polícia Civil, Luís Eduardo Benites. "Precisamos unir forças para tentar reduzir estes índices, que são alarmantes. Chamamos está reunião para ver o que podemos fazer com relação a esta triste realidade", disse.

Os integrantes da patrulha escolar mencionaram que seria importante se eles recebessem reforço no efetivo, para uma melhor cobertura das mais de 80 escolas atendidas por eles. "Trabalhamos, diariamente, nas regiões mais afetadas por roubos e depredações. Estamos em contato direto com as diretoras destas escolas e sabemos que a situação é crítica. Somos parceiros para ajudar onde pudermos", afirmaram Camargo e Soares, ao destacar que é importante que a comunidade faça as denúncias. "Através do 190, a comunidade pode denunciar quando presencia um ato de vandalismo ou roubo".

Já Benites orientou a secretária e as escolas a fornecerem, à Polícia Civil, informações que permitam a instauração de um inquérito investigativo. "Sem informações não temos os meios para chegar aos infratores. Se há informações, é importante que elas sejam repassadas à polícia para que possamos trabalhar. É preciso dar subsídios para que o Estado possa agir", disse o delegado.

A partir da reunião, Adriana pretende encaminhar as orientações policiais às direções das escolas, além da adoção de procedimentos administrativos que estão sendo tomados pela pasta, com o objetivo de tentar inibir a ação dos vândalos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...