ANO: 26 | Nº: 6588
04/07/2018 Cidade

Escola Justino Quintana recebe a primeira impressora em braille da região

Foto: Tiago Rolim de Moura

Equipamento será instalado hoje
Equipamento será instalado hoje

Através de uma parceria entre o governo do Estado e o Ministério de Educação e Cultura (Mec), a 13ª Coordenadoria Regional de Educação recebeu, ontem, a primeira impressora em braille da região. O equipamento será instalado na Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana, que é referência em Educação Inclusiva.

Conforme o coordenador regional de Educação, José Carlos Nobre, o equipamento converte o texto para a linguagem em braille. Atualmente, o material produzido para os alunos cegos era realizado, manualmente, pela professora especializada na área, Regina Mendonça. “É uma forma de melhorar o atendimento e a inclusão”, disse.

Noble salientou que a impressora foi solicitada há mais de um ano, mas o Estado não tinha formas de investir na escola enquanto a reforma do prédio não fosse concluída. Os próximos passos serão a finalização do teatro da instituição, que ainda está sem mobiliário, e também a licitação para a empresa que fará a manutenção do elevador. “O Justino está voltando a ser referência, principalmente no que se refere à acessibilidade”, afirmou.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Sônia Barbosa, o equipamento vai facilitar o trabalho dos alunos e professores e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Ela comentou que, na escola, há dois alunos cegos, porém o equipamento também será utilizado pela região e rede municipal, caso necessário. “Serão atendidos em torno de 15 alunos e todo o material didático que era feito à mão, agora, será realizado pela máquina”, destacou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...