ANO: 25 | Nº: 6313
04/07/2018 Cidade

Saúde é a demanda mais votada da região na Consulta Popular

Foto: Tiago Rolim de Moura

Corede registrou mais de 12 mil votos nas três modalidades de votação
Corede registrou mais de 12 mil votos nas três modalidades de votação

A Consulta Popular deste ano teve recorde de votação. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) computou 795 mil votos durante os quatro dias de pleito, o maior número registrado em quatro anos. Somente na área de atuação do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha), foram computados mais de 12,4 mil votos.

Em todo o Estado, foram escolhidos 111 projetos, todos previamente definidos em assembleias, como prioritários pela população nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam os 497 municípios do Estado.

Na região, as quatro demandas escolhidas pelos municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Caçapava e Lavras do Sul foram: ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, com 6.379 votos; reaparelhamento dos órgãos da segurança, com 2,9 mil votos; apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, com 1.723 votos; e, por último, política para as mulheres, com 1.431 votos.

Ao todo, 5.670 bajeenses votaram, superando a participação do ano passado e garantindo à Rainha da Fronteira a posição de número 23 no ranking que considera o número de votantes por município. “Conseguimos o percentual necessário para acessar os recursos das quatro demandas mais votadas, sendo que somente Bagé e Lavras do Sul conseguiram classificação na demanda política para as mulheres”, aponta Josafá Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude).

A Consulta Popular vale a pena. O resultado da participação da comunidade aparece como investimento para a própria comunidade, como as obras e serviços possibilitados com os recursos liberados”, destaca a presidente do Corede, Lia Quintana.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...