ANO: 26 | Nº: 6589
05/07/2018 Esportes

Em viagem de volta ao mundo, estonianos passam por Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Após parada de um dia, grupo continuou viagem pela América do Sul
Após parada de um dia, grupo continuou viagem pela América do Sul

Há 16 anos - em 2002, cinco estonianos decidiram andar de bicicleta pelo mundo. Após completarem o passeio pela Ásia e África, os aventureiros chegaram, na terça-feira, na Rainha da Fronteira – parte da rota dentro da América do Sul. Kristjan Prii, 46 anos, é arquiteto; Hannes Hanso, 46, é político; Liivo Niglas, 47, trabalha como professor; Priit Kuusk, 45, é jornalista; e Taniil Rũtman, 48, é militar. Todos eles têm família na Estônia e, no total, o grupo de amigos soma 22 filhos.
Pelas dificuldades enfrentadas durante as viagens e também pela distância de casa, o grupo viaja, aproximadamente, de quatro em quatro anos. Em cada período, eles planejam um trajeto diferente e ficam na estrada por cerca de três meses.
Os cinco ciclistas se conheceram ainda na universidade. Aos 30 anos, Hanso conta que fez a proposta para que eles começassem as viagens. O primeiro roteiro incluiu a Mongólia, China, Tibete e Nepal. "Foram quatro meses muito difíceis", lembrou. Já nessa viagem, eles filmaram a aventura e produziram um documentário, que foi veiculado em um programa nacional de grande sucesso na Estônia. Até hoje, os amigos continuam filmando por onde passam.
Em 2007, voltaram para a estrada. Eles retornaram ao Nepal, no ponto exato onde haviam terminado o trajeto de 2002. Desta vez, o pedal incluiu a Índia, Bangladesh, Paquistão e Afeganistão, encerrarando no Irã. Após três anos e meio, os amigos retornaram ao ponto final da viagem anterior. Eles passaram pelos Emirados Árabes, Iémen e países da África, até chegar à Etiópia, onde finalizaram o passeio novamente.
Em 2014, os ciclistas retornaram à Etiópia e continuaram pela África, passando por Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Botswana e Namíbia. Depois de terminar a África e Ásia, o grupo partiu para a América do Sul - viagem que estão realizando atualmente. O grupo começou por Punta del Este, no Uruguai, e conheceu um pouco do Brasil. Os amogos ainda devem passar pela Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru. O roteiro termina em agosto, em Lima, no Peru. Em 2022, eles devem voltar à Lima e retomar o passeio.
O grupo já conheceu cerca de metade dos países do mundo e planeja visitar todos até completarem 66 anos, aproximadamente. A última viagem deve encerrar na Mongólia, onde tudo começou. Sobre a distância da família, eles comentam que é muito difícil ficar fora de casa. Hanso e Prii, inclusive, são pais de bebês de três e quatro meses, respectivamente. Eles brincam também que três meses é "mais que suficiente" para os cinco conviverem.
Hanso conta que eles não são esportistas e não se preparam fisicamente durante o ano. O que os impede são os compromissos com o trabalho e a família. A preparação inicia cerca de 10 dias antes do começo de cada viagem. "A cada quatro anos entramos em forma na marra", brinca.
Na América do Sul, eles já percorreram aproximadamente cinco mil quilômetros. No total, os amigos calculam cerca de 45 mil quilômetros percorridos. Em dias bons, eles contam que chegam a pedalar por 100 quilômetros e, em dias mais difíceis, cerca de 30 quilômetros. Nem todo o caminho é feito de bicicleta. Eles comentam que em zonas de conflito, como no Afeganistão, por exemplo, é mais inteligente viajar de ônibus ou caminhão.
Cada integrante do grupo carrega cerca de 45 quilos, incluindo a bicicleta e algum utensílio para cozinhar, além de comida, água, roupas e equipamentos para acampar. O grupo foi embora de Bagé na manhã de ontem. Os amigos pararam na cidade apenas pelo tempo necessário para arrumar a bicicleta. Hanso comenta que uma das grandes dificuldades foi a língua - todos falam inglês. Mesmo com essa barreira, eles comentam que os bajeenses foram muito prestativos e saem da cidade com uma ótima impressão dos moradores. Sobre a paisagem, os estonianos vão embora encantados com o pampa gaúcho, que ainda não conheciam.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...