MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Cansaço e fraqueza nos pets podem ser sinal de anemia

Publicada em 06/07/2018
Cansaço e fraqueza nos pets podem ser sinal de anemia | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

 

 

Fraqueza e cansaço em gatos e cachorros podem significar anemia. O problema nos pets, conforme a coordenadora do curso de veterinária da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Regina Reiniger, geralmente é a consequência de outra doença. Por isso, é importante procurar a causa da anemia para realizar o tratamento.
Regina explica que o sangue é constituído por células vermelhas, conhecidas como hemácias, e células brancas, os leucócitos, que são células de defesa. As células vermelhas são as responsáveis pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono.
A anemia ocorre quando os pets apresentam uma diminuição destas células na corrente sanguínea. O tutor poderá observar, também, em seus amigos de quatro patas, mucosas pálidas, intolerância a exercícios e frequência cardíaca e respiratória aumentada. É possível, ainda, que os animais percam peso.
Para realizar o tratamento e curar a anemia nos pets, o tutor deve procurar um médico veterinário. O profissional deverá realizar o diagnóstico e descobrir a enfermidade primária – maioria dos casos. Um exame de sangue deverá ser solicitado e, a partir disso, serão dadas as orientações pelo profissional.

Causas
A anemia pode ser causada por distúrbios secundários, como um sangramento. Essa situação pode se originada de um trauma, cirurgia, problemas de coagulação, parasitose intestinal e tumores. O problema também pode ser consequência da destruição das hemácias na circulação, além de hemoparasitoses – que podem ser causadas por parasitas, como os carrapatos, por exemplo – e doenças auto-imunes.
Entre os distúrbios primários, a veterinária cita a aplasia medular – uma doença que ocorre quando a medula óssea produz em quantidade insuficiente os elementos do sangue – , e as síndromes mielodisplásicas – grupo de doenças também relacionadas à proliferação de células sanguíneas.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br