ANO: 24 | Nº: 5982

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
07/07/2018 Airton Gusmão (Opinião)

A alegria e sentido de humor

"Da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído" (Papa Paulo VI, 09/05/1975).

Em sua última Exortação Apostólica, sobre a santidade no mundo atual, o Papa Francisco diante dos desafios da ansiedade nervosa e violenta que nos dispersa e enfraquece, do negativismo e da tristeza, da acédia (enfraquecimento da vontade, preguiça) cômoda, consumista e egoísta, do individualismo e tantas formas de falsa espiritualidade sem encontro com Deus que reinam no mercado religioso; apresenta algumas características para a busca desta santidade, como respostas a estes desafios. E uma destas respostas é o que ele chama de alegria e sentido de humor.

Já na Exortação Apostólica sobre o Evangelho da Alegria, o Papa escrevia que "o grande risco do mundo atual é a tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho. Esse risco, certo e permanente, correm também os crentes. Muitos caem nele, transformam-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida" (nº 02).

Podemos dizer que a alegria é uma marca cristã, um dos frutos do Espírito Santo na vida do cristão e tem sua fundamentação nas Escrituras. O profeta Isaías dirige-se ao Messias esperado, saudando-O com regozijo: "Multiplicastes a alegria, aumentastes o júbilo; exultai de alegria" (9,2; 12,6). Os evangelhos falam com frequência da alegria: "Alegra-te" é a saudação do anjo a Maria (Lc 1,28). Na visita de Maria a Isabel, João salta de alegria no ventre de sua mãe (Lc 1,41). No belíssimo hino do Magnifact, Maria proclama: "O meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc 1,47). Quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: "Esta é a minha alegria! E tornou-se completa" (Jo 3,29).

A mensagem de Jesus é fonte de alegria: "Manifestei-vos estas coisas para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa" (Jo 15,11). Ele prometeu aos seus discípulos: "Vós havereis de estar tristes, mas a vossa tristeza há de converter-se em alegria" (Jo 16,20). E disse ainda: "Eu hei de ver-vos de novo"! Então o vosso coração há de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria" (Jo 16,22). Sobre os discípulos do Senhor, escuta-se que por onde passavam "havia grande alegria" (Jo 8,8) e, mesmo em meio à perseguição, "estavam cheios de alegria" (Jo 8,39).

Falando sobre a alegria e o sentido de humor, na Exortação Apostólica sobre o chamado à santidade, o Papa Francisco nos diz o seguinte: "O santo é capaz de viver com alegria e sentido de humor. Sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança. Ser cristão, nos afirma São Paulo, é 'alegria no Espírito Santo' (Rm 14,17), porque do amor de caridade, segue-se necessariamente a alegria" (nº 122).

Ainda nos motivando para a experiência da alegria e sentido de humor, o Papa continua falando para todos nós: "Existem momentos difíceis, tempos de cruz, mas nada pode destruir a alegria sobrenatural, que se adapta e transforma, mas sempre permanece, pelo menos como um feixe de luz que nasce da certeza pessoal de sermos infinitamente amados" (nº 125).

E conclui o Papa: "Não estou falando da alegria consumista e individualista muito presente em algumas experiências culturais hoje. Refiro-me antes, àquela alegria que se vive em comunhão, que se partilha e comunica, porque 'há mais felicidade em dar do que em receber' (At 20,35) e 'Deus ama quem dá com alegria' (2Cor 9,7). O amor fraterno multiplica a nossa capacidade de alegria, porque nos torna capazes de rejubilar com o bem dos outros: 'alegrai-vos com os que se alegram' (Rm 12,15).

Façamos a nossa parte. Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e solidários com os que sofrem. Um bom final de semana a todos e até uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...