ANO: 24 | Nº: 5986

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
07/07/2018 José Artur Maruri (Opinião)

O espiritismo

É importante rememorarmos um dos trechos mais importantes da obra “O Espiritismo em sua mais simples expressão” de autoria de Allan Kardec e que compõe outra chamada “O Que é o Espiritismo”.
E dizemos que vale a leitura porque ela tem a capacidade de resumir vários pontos do Espiritismo e esclarecer alguns que causam dúvidas mesmo entre os adeptos.
“O Espiritismo abranda a amargura dos desgostos da vida; acalma os desesperos e as agitações alma, dissipa as incertezas ou os terrores do futuro, detém o pensamento de abreviar a vida por suicídio; por isso mesmo, torna felizes aqueles que nele penetram, e aí está o grande segredo de sua rápida propagação.
Do ponto de vista religioso, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras; mas ele é independente de todo culto particular. Seu objetivo é provar, àqueles que negam ou que duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo; que ela suporta, depois da morte, as consequências do bem e do mal que fez durante a vida corpórea; ora, isto é de todas as religiões.
Como crença nos Espíritos, é igualmente de todas as religiões, do mesmo modo que é de todos os povos, uma vez que, por toda parte que haja homens, há almas ou Espíritos, que as manifestações são de todos os tempos, e que o relato se encontra em todas as religiões sem exceções. Pode-se, pois, ser católico, grego ou romano, protestante, judeu ou muçulmano, e crer nas manifestações dos Espíritos, e, por consequência, ser Espírita; a prova é que o Espiritismo tem adeptos em todas as seitas.
Como moral, ele é essencialmente cristão, porque a que ele ensina não é senão o desenvolvimento e a aplicação da do Cristo, a mais pura de todas, e cuja superioridade não é contestada por ninguém, prova evidente de que ela está na lei de Deus; ora, a moral é par o uso de todo o mundo”.
(Referências: Allan Kardec. O Espiritismo em sua mais simples expressão. O Que é o Espiritismo. IDE Editora. p. 156-157)

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...