MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Programa Troca-Troca de Sementes completa 30 anos

Publicada em 07/07/2018

Os 30 anos do programa Troca-Troca de Sementes, celebrados este ano, foram marcados com um ato durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), na Assembleia Legislativa. Para destacar a continuidade do programa de Estado criado em 1988, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, assinou termo de cooperação para adesão ao programa com o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, que assumiu a presidência da Famurs. Na safra 2018-2019, o Troca-Troca vai beneficiar 58.518 agricultores, com 170.220 sacas de milho.

"O Rio Grande do Sul tem uma demanda de, aproximadamente, 6,5 milhões de toneladas de milho ao ano e produção abaixo de cinco milhões de toneladas", comentou Minetto. "A cada safra, o Troca-Troca representa a disponibilidade de sementes a baixo custo para plantio em 25% da área de milho, assim o Estado acaba financiando uma safra cheia a cada quatro anos", disse.

Acompanharam o ato de assinatura o vice-governador, José Paulo Cairoli; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; e o ex-presidente da Famurs Salmo Dias de Oliveira. Durante o congresso dos municípios, a SDR recolheu assinaturas de prefeituras que manifestaram interesse em receber as sementes de milho e sorgo para essa safra. O termo de cooperação tem validade de cinco anos.

Estímulo à produção
O programa Troca-Troca leva ao campo sementes de milho e sorgo com subsídio de 28%. Com essa ação, o Estado estimula o aumento da produção e da produtividade, gerando desenvolvimento e qualidade à vida dos agricultores, fixando-o no meio rural e garantindo sustentabilidade ao setor.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br