ANO: 25 | Nº: 6378
09/07/2018 Cidade

Dados preliminares do censo agropecuário serão divulgados no final do mês

Foto: Tiago Rolim de Moura

Divulgação irá apresentar informações específicas de cada município
Divulgação irá apresentar informações específicas de cada município

A agência de Bagé do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar, no dia 26 de julho, as primeiras informações do censo agropecuário de 2017, realizado entre outubro do ano passado e maio deste ano. As informações sobre rebanho, áreas de lavoura temporárias e permanentes, tipo de produto e quantidade foram apuradas pelos recenseadores em nove municípios da região.
De acordo com a coordenadora de subárea do IBGE em Bagé, Laiane Lopes, os dados já foram apresentados às comissões municipais de Geografia e Estatística dos municípios e estarão disponíveis no site no final do mês. Ela explica que as informações são do período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017 e o efetivo do gado do dia 30 de setembro.
Em Bagé, foram visitados 1.127 estabelecimentos, em Candiota 560, em Aceguá 806 e Hulha Negra 1.182. Em 2006, Bagé contava com 1.198 estabelecimentos agropecuários. No total 19 recenseadores e nove supervisores realizaram as pesquisas nessas áreas.


Visitas
A lista prévia dos municípios visitados é formada por endereços georreferenciados do Censo Agropecuário de 2006 e do Censo Demográfico de 2010. Os endereços da lista foram confirmados ou excluídos pelos recenseadores e novos endereços foram incluídos.
Segundo os últimos dados do IBGE, relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios, realizado em 2015, a agropecuária representava 9,9% do valor, excluindo os valores adicionados bruto de administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social. Na região da agência do IBGE de Bagé, o município em que a agropecuária tinha maior participação no PIB era Pedras Altas, com 80,94%. A participação da agropecuária na região é de 23,05%.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...