ANO: 25 | Nº: 6433
10/07/2018 Cidade

Inicia hoje a programação em comemoração à Semana de Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Rainha da Fronteira completa 207 anos no dia 17 de julho
Rainha da Fronteira completa 207 anos no dia 17 de julho
Os 207 anos da Rainha da Fronteira serão celebrados com extensa e variada programação, que inicia hoje, com a 26ª edição do projeto Arte na Vitrine, além de atividades coordenadas pela Prefeitura de Bagé.
Neste ano, o 26º da programação do Arte na Vitrine, 20 artistas participam do projeto, com 30 obras expostas em 25 empresas da cidade. Os números foram repassados por Heloísa Beckmann, diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, que foi uma das coordenadoras do projeto, em parceria com a entidade idealizadora, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). “É um projeto lindo, parceria entre os empresários e artistas, que ocupam os espaços e os embelezam durante o aniversário da cidade. Tivemos todo cuidado em garantir que as obras ficassem adequadas com os espaços das empresas, como manter obras de grupos e ateliês em grandes vitrines e expositores individuais em vitrines menores, para dar destaque às obras participantes”, destaca.
Neste ano, as obras expostas trazem, como fio condutor, o livro de poemas “Passeio Poético por Bagé”, de autoria de Ernesto Wayne. O livro, escrito há 22 anos, lança luz sobre as peculiaridades, localidades, arquitetura e história da Rainha da Fronteira. As obras dos artistas retratam justamente trechos do passeio poético, em uma releitura própria de cada artista.
As ações desenvolvidas diretamente pela prefeitura também iniciam hoje, com a Mostra Cotidiano de Bagé, que acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 17 de julho, na Biblioteca Infantil Maria Martins Rossell. A ação conta com participação do pesquisador Cid Magdar Marinho e Movimento dos Escritores Bajeenses (MEB), com fotos e poemas sobre a cidade. No mesmo horário, também hoje, tem início a Mostra do Acervo do CDE Odessa Macedo, no Palacete Pedro Osório.
À tarde, às 15h, ocorre o lançamento da Feira do Livro 2018. Já à noite, a partir das 19h, durante o coquetel de lançamento da 26ª edição do Arte na Vitrine, será lançado o 12º Canto Sem Fronteira.


Celebração conjunta
Ainda dentro do mês de celebração do aniversário da Rainha da Fronteira, outro aniversariante deve ser celebrado, a partir do dia 21 de julho. A programação da comemoração dos 80 anos do poeta Luiz Coronel se entrelaça com as atividades do aniversário de Bagé, cidade natal e fonte de inspiração para o escritor, iniciando com a inauguração do Espaço Cultural Luiz Coronel no Arquivo Público Municipal, a partir das 11h.
No final da tarde do dia 21, às 18h30min, será celebrada por Dom Gílio a missa em ação de graças ao poeta, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Na sequência, a direção executiva da Cia de Comédias Bufões da Rainha, junto ao diretor de programação, Sávio Machado, realizam o lançamento da programação “80 versos de vida”, que se estende até o final do ano. O evento conta com participação do Coral Auxiliadora, Tiago Cesarino e Isabela Fogaça.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...