MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dudu e ex-secretários são condenados por improbidade administrativa ambiental

Publicada em 11/07/2018
Dudu e ex-secretários são condenados por improbidade administrativa ambiental | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ex-prefeito disse acompanhar os procedimentos

Atendendo pedido do Ministério Público(MP) em ação civil pública, a Justiça condenou o ex-prefeito de Bagé, Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos, e os ex-secretários do Meio Ambiente do município, Carlos Alberto Gularte Fico e Amaro Dias Robaina, por improbidade administrativa ambiental. A informação foi publicada, ontem, no site do MP gaúcho.

Conforme o promotor de Justiça Éverton Resmini Menezes, autor da ACP, os condenados permitiram que o aterro sanitário de Bagé se transformasse em um lixão a céu aberto, acarretando em um local de poluição ambiental e risco à saúde pública.

O promotor explica, na ação, que a licença de operação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) ficou suspensa entre 2013 e 2015 e tanto o prefeito na época quanto os ex-secretários permaneceram inertes. “Mesmo com o esgotamento da 5ª célula de recebimento de resíduos sólidos, o aterro sanitário de Bagé continuou em funcionamento normal, ocasionando significativo impacto local”, disse.

Dudu Colombo terá que pagar multa no valor correspondente a 25 vezes a remuneração do cargo de prefeito. Já os demais, 25 vezes o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente, valor corrigido pelo IPCA desde a data da sentença, acrescidos a juros de 1% ao mês. Todos estão impedidos de contratar com o Poder Público e receber incentivos ou benefícios fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, ainda por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, a partir do trânsito em julgado.

Contraponto

Os envolvidos, Colombo, Robaina e Fico, ainda não foram informados sobre a decisão oficialmente. Os três ressaltaram que pretendem recorrer em outras instâncias do Judiciário. Robaina deve falar sobre o tema posteriormente. Colombo comentou que está seguindo todos os procedimentos e se manifestando durante o processo.

Já Fico salientou que Bagé é um dos poucos municípios do País que deu prioridade para o aterro sanitário, enquanto 80% dos municípios têm lixo a céu aberto. Ele disse que esteve 10 meses frente à Secretaria do Meio Ambiente, de forma interina, e agora a condenação aplica uma multa com 25 meses de salário. “É um absurdo. Estou triste porque tanto o Ministério Público quanto o Judiciário deveriam ter bom senso nos julgamentos”, frisou.

O ex-secretário ainda ressaltou que o lixo sempre foi tratado e todas as obrigações do município foram cumpridas. “As pessoas com seriedade estão deixando de participar da política por esse tipo de julgamento. Condenam de uma forma muito fácil”, disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br