MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cartórios Eleitorais se preparam para pleito de outubro

Publicada em 12/07/2018
Cartórios Eleitorais se preparam para pleito de outubro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ribeiro é responsável pela 7ª Zona Eleitoral

As 7ª e 142ª zonas eleitorais, que abrangem os municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Candiota, estão se preparando para o pleito de outubro. Os chefes de cartório aguardam a publicação dos editais, pelo Tribunal Superior Eleitoral, para a convocação dos mesários. Além disso, no momento, os equipamentos estão recebendo manutenção.

Segundo o chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral, Renato da Silva Ribeiro, as convocações devem sair até a próxima semana e, a partir daí, as pessoas irão receber as notificações em casa. Somente em seu cartório são 147 sessões em Bagé e 12 em Aceguá. Para cada uma, são convocados quatro eleitores, nomeados por meio de edital. A juíza Naira Melkis Pereira Caminha responde pelo cartório. Na 142ª Zona Eleitoral, conforme a chefe substituta do cartório, Antônia Albanus, são 121 urnas em Bagé, 26 em Candiota e 17 em Hulha Negra, sendo Ricardo Pereira o juiz responsável.

As mesas receptoras são formadas por presidente, primeiro e segundo mesários e um secretário. A partir da publicação do edital, todos ficam automaticamente intimados a comparecerem no dia do pleito, às 7h, na seção que irão trabalhar. Antes disso, os presidentes e primeiros mesários também estão convocados para comparecerem ao treinamento presencial.

A 7ª Zona realiza o treinamento na segunda quinzena de setembro, já a 142ª fará os treinamentos no dia 10 de setembro, em Candiota e Hulha Negra, e de 12 a 14 de setembro em Bagé. “Caso haja algum impedimento legal, o convocado deve comparecer nos cartórios e solicitar a dispensa, que é fornecida pelo juiz eleitoral responsável”, informa.

Cabe aos membros das mesas receptoras organizar os trabalhos das seções eleitorais do início da votação no dia 7 de outubro, a partir das 8h até as 17h. Mesmo horário do dia 28 de outubro, se ocorrer o segundo turno. A mesa receptora recebe o eleitor, colhe e confere a assinatura e libera a urna para o voto. Na seção eleitoral, o presidente é a autoridade máxima, responsável pelo sigilo do voto de cada eleitor e pela tranquilidade da votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

Urnas eletrônicas

Segundo Ribeiro, as urnas eletrônicas da 7ª Zona estão recebendo manutenção para, posteriormente, após a finalização do registro dos candidatos, ser implantado o programa no sistema, o que deve acontecer no final de setembro. Após a finalização, os equipamentos da 142ª Zona Eleitoral também irão passar pelo serviço.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br