ANO: 25 | Nº: 6458

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
13/07/2018 Caderno Ellas

A nova elegância

Foto: Reprodução JM

Por Janine Pinto

Estilista colaboradora

Quem não gostaria de ser chamada de elegante? Acho que toda mulher quando se produz pensa nisso... e você sabe o que as grandes grifes lançam e consideram itens que podem distinguir uma mulher a ponto de ser chamada de elegante? Depois de tantas temporadas dominadas pelo streetwear, a nova elegância que paira na moda passa, também (e acima de tudo), por atitude – mais que regras ou formalidades, pensem em clássicos subvertidos e em um comportamento nada careta.

Estruturada para oferecer novidades que estimulem o desejo, a moda sempre avança em movimentos pendulares. Mas hoje não passa impune à enorme quantidade de lançamentos sob ritmo acelerado. Por isso, em plena era do look – que muda o tempo todo – e do insistente “olhe pra mim” das mídias sociais, grifes que se identificam com a sobrecarga de elementos já apresentam sinais de saturação. Por outro lado, marcas que se distanciam do que é over, mesmo quando influenciadas pelo vintage (no caso, os anos 80 e 90), se distinguem e ganham espaço.

Nomes menos conhecidos como a americana Tibi, de Amy Smilovic, fazem sucesso aderindo a básicos de proporções bem lapidadas. Há um certo clima “à vontade”, que respeita os códigos do vestir urbano com requinte.

Os primeiros looks da coleção resort 2019 que a Prada desfilou no mês passado, em Nova Iorque, não se distinguiram só pelo refinamento, mas, também, por definirem o desejo mais contemporâneo de elegância. Prada sugeriu a new elegance como antídoto ideal para a supremacia recente do mais é mais na indústria da moda.

Mas o que chama mesmo a atenção nesses visuais da nova elegância é a maneira singular de adotar itens luxuosos de um jeito mais livre e simples – e sempre com classe. Afinal, como já disse Yohji Yamamoto: “A verdadeira elegância é a nova subversão”.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...