MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé registra, em média, três novos diagnósticos de Aids por mês

Publicada em 13/07/2018
Bagé registra, em média, três novos diagnósticos de Aids por mês | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Diminuição dos repasses de medicamentos é uma das preocupações

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou, esta semana, uma redução no número de mortes por Aids no Estado. Em Bagé, a estimativa não se confirma. A média de mortes é de uma por mês, enquanto são diagnosticados cerca de três novos casos no mesmo período. A prevenção é a melhor forma de evitar novo alastramento da doença que ataca o sistema imunológico. Mesmo com a diminuição, o Estado ainda tem mortalidade bem acima do índice nacional.

Entre janeiro de 2007 e janeiro de 2017, foram notificados 194.217 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo que 40.275 foram na Região Sul e 18.901 no Rio Grande do Sul. Em relação à mortalidade (com dados de 2016), a média nacional é de 5,2 óbitos para cada 100 mil habitantes. Na Região Sul, são 6,7 óbitos para cada 100 mil habitantes. E, no Estado, 9,6 óbitos para cada 100 mil habitantes. O número de mortes ainda é alto, mas há uma tendência de queda: só no RS, a taxa de mortalidade caiu 17,2% entre 2006 e 2016.

Conforme a coordenadora do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), Rosane Gonzales, são realizados em torno de 500 testes rápidos por mês em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendidas 15 pessoas por dia no órgão. "Após o diagnóstico, as pessoas são encaminhadas para o Sais e recebem o tratamento", relata.

Crack

O médico pediatra e especialista em doenças sexualmente transmissíveis, Carlos José Jeismann, integrante da equipe do Sais, comenta que, entre as pessoas atendidas, a maior incidência está entre usuários de crack, e as mortes, na maioria das vezes, são por diagnóstico tardio e abandono do tratamento.

Uma das preocupações de Jeismmann é o repasse de medicamentos pelo governo federal. Ele informa que são realizados os pedidos e, normalmente, estão vindo remessas em menor quantidade. "Estamos preocupados que falte, porque compromete todo o tratamento e pode piorar o estado do paciente", disse.

Atualmente, os tratamentos para a Aids estão mais acessíveis. Do diagnóstico ao tratamento, o atendimento é considerado rápido. "Não tem motivo para que as pessoas não tomem os medicamentos, até porque o efeito colateral é muito menor", ressalta.

Exposição

Outra integrante da equipe do Sais, a médica ginecologista Teresinha Ricaldone informa que as pessoas estão utilizando a Profilaxia Pós-Exposição, medicamento utilizado após exposição ocupacional ou sexual, de forma indiscriminada. Ela conta que um paciente recebeu o medicamento três vezes e sempre foi dito que não era para ser utilizado dessa forma. E na quarta vez foi diagnosticado com o vírus. "A estimativa da Organização Mundial de Saúde é que para cada diagnóstico, 10 não sabem que têm a doença e acabam contaminando outras", lembra.

Jeismann destaca que, em 2016, Bagé ocupava a 56ª posição no ranking de cidades com mais de 100 mil habitantes em casos de Aids e, em 2017, subiu para 37ª posição.

Epidemia

O GT Unaids (Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids) é um dos braços do Unaids, o programa da ONU que busca soluções para combater a enfermidade no mundo inteiro. Com a colaboração de parceiros globais, nacionais e regionais, a meta é acabar com a epidemia da Aids até 2030.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br