MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Ligação perigosa

Publicada em 13/07/2018

 

Matéria de destaque desta edição revela que, diferentemente da estatística apresentada pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, sobre a diminuição de óbitos causados pela Aids, Bagé anda, por assim dizer, numa contramão. A análise feita por especialistas da área mostra que a contagem de, pelo menos, uma morte ao mês, vem se mantendo. Mais temeroso que isso, a quantidade de diagnósticos positivos para o contágio alcança uma média de certo modo perigosa: três novas confirmações a cada 30 dias.

A questão, que é a mais clara possível, é de que mesmo diante da possibilidade de prevenção, não é suficiente o número de pessoas que está atenta para essa que é uma verdadeira epidemia global. É preciso, sim, a cada dia, estar atento. E, veja bem, em caso de um infortúnio “esquecimento”, procurar um diagnóstico prévio para, se confirmado o contágio, buscar o tratamento.

Não basta, ouçam bem, apenas discurso de que se está ciente, é preciso ação. O que se percebe, no atual momento, é que existem alternativas para fazer com que a Rainha da Fronteira, a exemplo do divulgado pelo Estado, passe a reduzir o número de óbitos. Com exceção à disponibilização de medicamentos que, pelo que se anunciou, vem diminuindo, há estruturas destinadas não apenas para a realização dos exames, mas também para o atendimento a quem for contagiado.

Não obstante, um detalhe levantado pelo pediatra e especialista em doenças sexualmente transmissíveis, Carlos José Jeismann, demanda mais atenção ainda. Segundo ele, a maior incidência por Aids é atribuído a usuários de crack, um entorpecente que já demonstrou, ao longo da história recente, ser devastador a qualquer organismo. Desse modo, é fundamental inserir tal contexto nas políticas voltadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Até porque, é uma ligação extremamente perigosa, de ambos os lados.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br