MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp promove novo curso de qualificação de PCDs

Publicada em 13/07/2018
Urcamp promove novo curso de qualificação de PCDs | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeiro encontro, nesta semana, deu início à capacitação

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realiza mais um curso de qualificação destinado à pessoas com deficiência (PCDs). A equipe formada por professores e funcionários que vão ministrar a capacitação recepcionou, nesta semana, os alunos participantes durante um primeiro encontro. No total, são 18 pessoas inscritas, que irão enfrentar um roteiro de disciplinas, somando 120 horas, na busca de profissionalização para, posteriormente, acessar o mercado de trabalho.
Os objetivos principais do curso é desenvolver um Projeto de Qualificação Profissional para a Inclusão de PCD no Mercado de Trabalho; proporcionar conhecimentos específicos através de cada módulo; oportunizar vivências de atuação profissional, através do estágio prático supervisionado; e incentivar a autonomia dos participantes.

Liederson Borges Marques, de 39 anos, é um dos alunos inscritos. Ele sofreu um acidente de trabalho, quando caiu de um andaime em uma obra e ficou com limitações físicas. Agora, o ex-operário quer se reintroduzir no mercado com a qualificação adquirida no curso. "O meu trabalho mesmo eu já não consigo executar, então vim conhecer outras áreas, ver qual posso me adaptar para voltar a ter uma atividade", justifica.

O mesmo acontece com Pietra, 20 anos. Surda, ela conta que, por ser transexual, a dificuldade de conseguir emprego é ainda maior, mas está esperançosa com a nova oportunidade que se abre. "Em Bagé, ainda existe muito preconceito com transexuais, gays, travestis, há muito tabu ainda que dificulta as nossas chances de conseguirmos um emprego. Então, eu quero melhorar os meus conhecimentos e vim me qualificar", conta.

As aulas vão acontecer dentro da Urcamp, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30min às 17h30min. A coordenadora do curso, professora psicóloga Súsi Barcelos e Lima diz que o foco é trabalhar as noções administrativas, com ênfase em relações humanas, na comunicação, interação entre colegas e pessoas. "Vamos ensinar técnicas e a forma com que irão aplicá-las no mercado de trabalho depois dos aprendizados adquiridos no curso. Quem sabe, posteriormente, vocês não serão contratados pela nossa instituição, ou por outras empresas. Isso não é uma garantia, mas uma oportunidade de crescimento e capacitação", explica.

Além da parte motivacional e das relações interpessoais, o curso também abrange áreas importantes de uma instituição, como Recursos Humanos (departamento pessoal, documentação e ponto, arquivamento de pasta documental de funcionários), Noções de Matemática (Registros e operações com exatidão através de máquina, percentuais, dinâmicas de matemática), Direito (concepções do Direito na sociedade, política, sociedade e diversidade), Informática (Planilhas, Excel, Formatação).

O curso de Qualificação de PCDs da Urcamp é totalmente gratuito.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br