ANO: 25 | Nº: 6254
14/07/2018 Cidade

Alternativas para fomentar o turismo regional são debatidas por gestores municipais

Foto: Tiago Rolim de Moura

Silva é o presidente da Apatur
Silva é o presidente da Apatur

Representantes de 10 municípios que integram a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) participaram, ontem, do 7º Encontro de Gestores do Turismo. O evento aconteceu no no salão nobre da Prefeitura de Bagé e debateu as alterações no Plano Nacional de Turismo e qualificação aos gestores para integrar o Mapa do Turismo. Foram convidados para o evento representantes dos municípios que integram a região Pampa de turismo, como Aceguá, Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Santana da Boa Vista.

De acordo com o presidente da Apatur, conselheiro estadual de turismo, Jorge Silva, o objetivo principal do encontro é fomentar o setor que surge como uma alavanca de rentabilidade para empresários. Ele, que também é sommelier e integrante do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), destaca o enoturismo como uma das opções para impulsionar o turismo na região. "Debatemos alternativas para a região da campanha e o turismo como um todo", informa.

Palestras

Na parte da manhã, os municípios apresentaram roteiros atrativos e eventos. À tarde, após o almoço, as atividades retornam com o debate "A participação do poder público na governança regional", com participação da turismóloga Cristina Feijó, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel). E a turismóloga da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Rita Michelon, abre a pauta sobre o Plano Nacional de Turismo, esclarecendo as dúvidas dos gestores participantes. Também foi apresentada a Feira do Alto Camaquã, que acontece no próximo mês, além de apresentar dados sobre o Turismo Rural Gaúcho.

Oportunidades

A turismóloga e técnica plena em Turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae/ RS), Flávia Gross, participou falando sobre as "Oportunidades para o desenvolvimento turístico do Pampa Gaúcho". Ela salientou que a instituição acredita no desenvolvimento regional do Pampa Gaúcho através do Turismo, por isso apoiou o evento em parceria com a Apatur que é a entidade de governança regional.

A técnica apresentou as ações e estratégias que estão sendo realizadas em parceria com os municípios e entidades do setor, com um olhar regional que visa apoiar tecnicamente o desenvolvimento e a qualificação do turismo na região.

Troca de experiências

Para a presidente da Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha, Clori Peruzzo, este tipo de encontro é indispensável para o setor. Ela salienta que há uma troca de experiências entre as pessoas que realizam e têm conhecimento sobre as artes e a história da região, que são importantes para fomentar o turismo.

A secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, enfatizou que cada município tem um potencial diferente e cada um tem suas peculiaridades. Para ela, o encontro proporciona que essas experiências sejam compartilhadas e se busque um ponto em comum para fomentar o turismo regional.

O evento foi uma realização da Apatur em parceria com a Sedactel e prefeitura e conta com apoio da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), ABBTUR, Sebrae, Obino Hotel, Senac e Fenícia Hotel.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...