MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Compede debate Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicada em 14/07/2018

A reunião ordinária de julho do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) de Bagé, realizada na manhã de terça-feira, no salão de eventos do Caminho da Luz, deliberou sobre a apreciação e aprovação das prioridades elencadas para fins de encaminhamento ao Poder Executivo e demais segmentos responsáveis pelo cumprimento das medidas. Também foi discutida a solicitação ao gabinete do prefeito das providências necessárias ao efetivo funcionamento do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conforme estabelecido na lei que instituiu o Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
No encontro foi apresentado um relatório sobre a análise dos itens para implementação mais urgente do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O trabalho, realizado pela comissão composta pelos conselheiros Carlos Silva, Cimone Halberstadt, Ruibar Freitas, Mara Rúbia Rosa e Lígia Gomes, apontou as 30 principais demandas que precisam de aplicação imediata, em diferentes setores. O próximo passo é a realização de um encontro com segmentos do Poder Executivo para dar ciência das demandas em curto, médio e longo prazos.
Conforme divulgado, ficou estabelecido que no dia 24 de julho haverá um encontro com representantes das áreas da Cultura, Turismo , Esporte e Lazer para debater os eixos referentes a esses segmentos. No dia 25 de julho a comissão tentará um encontro na Câmara de Vereadores porque há temas que tratam sobre legislação.

Fundo
Em relação à efetivação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os conselheiros deliberaram sobre o encaminhamento à prefeitura para a elaboração da portaria de criação do Fundo. O Compede irá solicitar a nomeação de dois representantes do Executivo que irão constituir a comissão responsável pelo gerenciamento do Fundo. Pelo Conselho, foi indicada como representante a gerente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Bagé, Fernanda Oliveira. 
Durante a reunião, a conselheira Cimone Halberstadt apresentou ofício encaminhado pelo gabinete do vice-prefeito solicitando a participação das entidades com assento no Compede para a realização de um Censo Municipal das Pessoas com Deficiência. A intenção é buscar estratégias que permitam a obtenção de dados estatísticos sobre as atuais condições das pessoas com deficiência no município, levantando um diagnóstico. 
A última parte do encontro foi destinada à apresentação de como está sendo elaborado o site do Conselho, com sugestões de apresentação do conteúdo, quem integra o Compede, finalidades e ferramentas que permitam o contato maior com a comunidade. Uma das sugestões foi que o conteúdo seja apresentado em audiodescrição - em especial para melhorar a acessibilidade a pessoas com deficiência visual. A intenção é que nos próximos dias o conteúdo já esteja disponível na rede mundial de computadores. 
A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 14 de agosto, no salão de eventos do Caminho da Luz. 

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br