MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Missão à Itália é pontapé para desenvolver municípios gaúchos, diz Sebrae

Publicada em 14/07/2018
Missão à Itália é pontapé para desenvolver municípios gaúchos, diz Sebrae | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Próximo passo será a reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, nos dias 19 e 20 de julho, em Bagé

Mais de 40 municípios gaúchos se preparam para alavancar seu desenvolvimento. Eles integram o Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sebrae RS para apoiar as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. As ações começaram em 2015 e neste ano, após uma missão de cinco dias de visitas à região de Milão, na Itália, inicia a etapa de implementação de projetos e de ações para promover o desenvolvimento destas comunidades.

O grupo de 14 pessoas, incluindo empresários, presidentes de associações comerciais e representantes do poder público e de universidades da região, participou de uma intensa programação entre os dias 25 e 29 de junho. As atividades foram acompanhadas pelo Sebrae RS com o apoio da consultoria da Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão (Altis). O diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, acompanhou a missão e relata os principais destaques da viagem. No primeiro dia, juntamente com o diretor da Altis, Vito Monamarco, apresentamos o histórico de ações realizado pelo Programa Líder até o momento. “Uma comparação entre os territórios da Itália e do Rio Grande do Sul fez parte da abertura, assim como o detalhamento das ferramentas de governança e marketing territorial que podem ajudar a impulsionar os municípios”, destaca. A colaboração entre o público e o privado também fez parte dos conteúdos, com a explicação dos modelos americano, alemão e francês de desenvolvimento.

A parte prática teve início no segundo dia, com a visita à cidade de Bolonha, na região da Emília Romanha, para conhecer as políticas de desenvolvimento do território. O local possui uma agência regional de desenvolvimento, a Vert, que existe desde 1974, com o objetivo de promover políticas para estimular a vocação empreendedora, a economia e a infraestrutura. A inovação social e a colaboração para promover a região foram os destaques, que contou com a apresentação do consórcio Aster, que une governo, universidades, centros de pesquisa e câmaras de comércio, em um modelo semelhante ao que se deseja implantar com o Programa Líder. “O Hub Milano, a primeira incubadora italiana, com foco no impacto social, também foi visitado”, conta Fialho. “Pietro Lovati, responsável pela incubação e apoio às startups, apresentou os programas de incubação e serviços, e três startups do local detalharam seus trabalhos, em área como reciclagem de plástico, energia e reaproveitamento de celulares usados”, relata. O grupo conheceu, ainda, a agência Promos, da Câmara de Comércio de Milão, que se dedica à internacionalização de empresas e atração de investimentos.

A Cavit, uma cooperativa que reúne 10 vinícolas e 4.500 produtores na região de Trento, recebeu atenção especial, já que as regiões gaúchas que compõem o Programa Líder também têm a produção vitivinícola entre seus focos. Lorenzo Vavassore, diretor de exportação da cooperativa, explicou os detalhes da Plataforma Integrada Cartográfica Agrícola (Pica), que mapeou todo o território, com o cadastro dos produtores, solo, tipo de uva e outros atributos. A agência Trentino Sviluppo, com suas 50 empresas incubadas, integrou a programação.

 

Parceria internacional

Por fim, o grupo já começou a definir possíveis orientações estratégicas e diretrizes para o desenvolvimento da Fronteira Sul. Entre as atividades, os integrantes escreveram um possível projeto para ser implantado nos próximos seis meses para incentivar o desenvolvimento territorial das regiões e municípios envolvidos no Rio Grande do Sul. A missão foi encerrada com a assinatura de contrato de parceria internacional entre Sebrae RS e Altis com ações voltadas para o desenvolvimento da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado.

Os próximos passos ocorrerão ainda neste mês, com a 2ª Reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, que vão contar com todo o grupo dos municípios participantes, nos dias 19 e 20 de julho, em Bagé. “Neste encontro, a Altis vai apresentar um relatório completo da missão, com sugestões de ações a serem implementadas no Estado”, adianta o superintendente do Sebrae RS. Até o final do ano, a Altis dará suporte e acompanhamento das atividades colocadas em prática e para o planejamento do que será efetivado em 2019. Em novembro, será a vez de os italianos virem ao Brasil para conhecer as ações desenvolvidas aqui no Estado e para o lançamento do livro do Programa Líder.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br