MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Fortunati defende agenda de fortalecimento do SUS

Publicada em 17/07/2018
Fortunati defende agenda de fortalecimento do SUS | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ex-prefeito provocou vereadores a cobrar maior participação da União no custeio do sistema

Durante palestra na Câmara de Vereadores de Bagé, articulada pela bancada do PSB, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, fez um apelo aos parlamentares, ‘em nome do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde)’. “É importante percebermos que o atendimento proporcionado por este modelo vai muito além das emergências. É uma rede complexa e fundamental para o País”, definiu.
Fortunati, que é pré-candidato à Câmara dos Deputados, pelo PSB, acredita que o SUS ‘é atacado de uma forma despropositada’. “Na prática, as pessoas, ao invés de analisar as causas que levam ao enfraquecimento do sistema, atacam o SUS. Neste debate, é importante considerar a história do atendimento público no Brasil. Inicialmente, apenas algumas categorias eram contempladas, como os bancários e os ferroviários, que criaram seus próprios institutos. O SUS surgiu para tornar o atendimento mais democrático”, avalia.
Ele destacou, ainda, que o SUS foi criado, em meio às discussões que deram origem à Constituição Federal de 1988, ‘como um sistema para atendimento amplo, geral e irrestrito, sem qualquer diferenciação entre os brasileiros, independente de idade e classe social’. “É fundamental entendermos que se trata de uma conquista da sociedade, e não de um partido A ou B”, reforçou.
Para Fortunati, o debate sobre o futuro do sistema deve ter um novo foco. A agenda defendida pelo socialista está centrada na cobrança dos repasses da União e do Estado. “Precisamos cobrar as melhorias, não atirar pedras. Existem problemas, mas é possível buscar soluções”, refletiu, ao salientar que os municípios costumam investir percentuais superiores àquele estabelecido por lei no setor, para compensar a redução nas transferências, por parte da União. “As cidades investem, no mínimo, 20%. Algumas chegam a investir 25%”, pontuou.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br