ANO: 25 | Nº: 6310
17/07/2018 Editorial

Passado e futuro: 207 anos

Comemorar um aniversário é, sem dúvidas, um dos momentos mais propícios para despertar uma reflexão a cada cidadão. Seja para analisar o caminho já trilhado, os desafios superados, as perdas ocasionalmente ocorridas, mas, muito além desta perspectiva, definir um novo rumo a seguir. Planejar os próximos passos, mesmo que apenas os mais imediatos, é fundamental para estabelecer quais serão os objetivos a serem buscados e, por óbvio, garantir que serão alcançados.

No caso de uma cidade, como Bagé, que chega a 207 anos no dia de hoje, esta avaliação poderá ser determinante para tornar o horizonte do município o mais belo possível, bem além do pôr do sol de cores tão características desta Rainha da Fronteira.

Não há dúvida alguma que o passado de Bagé é um dos mais ricos e importantes da história regional, estadual e nacional. Trata-se de uma das cidades precursoras do território gaúcho que, ao longo de sua existência, não apenas marcou gerações, mas contribuiu para a cultura e todas suas derivações, assim como para o desenvolvimento econômico do País.

Neste momento, porém, é preciso, assim como já ocorrera anteriormente, estabelecer nortes. O setor primário, principal motor do progresso local, já vive algumas transformações, marcado pela diversificação produtiva que vem alterando características. Não obstante, será essencial buscar mecanismos para agregar valor, seja a partir da industrialização de determinados materiais, ou pelo fortalecimento de setores que possam apoiar possíveis iniciativas.

Para que o soprar das velas seja, efetivamente, motivo de comemoração, é fundamental união. A exemplo de uma família que festeja o aniversário de um filho, todos comemoram porque se importam não apenas com a felicidade do pequeno, mas com o futuro dele. Caso o esforço coletivo não esteja amplamente entendido e apoiado, a festa jamais será satisfatória. Para Bagé alcançar novos e promissores anos com desenvolvimento e progresso, a contribuição de todos será fundamental e bem-vinda.

Por ora, parabéns Bagé! Que teu futuro seja tão imponente e promissor como é tua história! Feliz 207 anos!

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...