MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cresce o número de animais apreendidos nas ruas da cidade

Publicada em 18/07/2018
Cresce o número de animais apreendidos nas ruas da cidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equinos são recolhidos e a responsabilidade legal é do proprietário

Há cerca de dois meses, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) retomou a apreensão de animais de grande porte (equinos/bovinos) que encontram-se soltos em via pública. O recolhimento só foi possível após a confirmação da empresa que abriga os animais e o conserto do caminhão responsável pela apreensão. Neste período, 45 animais foram apreendidos.

De acordo com o titular da pasta, Luís Diego Soares, antes da retomada, a secretaria contava com 20 animais recolhidos e, agora, devido a campanhas, o número cresceu e as pessoas estão denunciando mais. O secretário ressalta que a responsabilidade pelo animal é única e exclusivamente do proprietário, que ao deixá-lo solto na via coloca em risco a vida dos motoristas e pedestres, além de prejudicar o bem-estar do próprio animal. “Não estamos conseguindo dar vencimento da demanda. A comunidade entra em contato com a pasta e nossa equipe desloca-se até o local para realizar a apreensão”, conta.

Soares enfatiza que a apreensão dos animais é realizada a fim de evitar acidentes de trânsito e dar boas condições de tráfego de veículos e pessoas no município. Ele frisa que a população pode contribuir ligando para a secretaria, através do telefone (53) 3241-5656. “Recolhemos uma média de dois animais por dia”, informa.

Para que o animal seja retirado, além do custo da diária, o proprietário deve efetuar o pagamento de multa, que tem valores diferentes para animais registrados ou não. Os cavalos recolhidos são encaminhados para uma localidade na região rural, que tem capacidade de receber até 30 animais, sendo a SSM responsável, também, pela alimentação e cuidados veterinários, através da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (CBEA).

Os animais que não são retirados pelos proprietários são encaminhados para posterior adoção. Os candidatos à adoção passam por uma seleção, com entrevistas e requisitos a serem preenchidos pela CBEA, e, após, recebem o animal. Os interessados em adotar devem comparecer na Coordenadoria do Bem-Estar Animal, na rua Vinte de Setembro, 1216 (celular: 99976-0276), apresentando carteira de identidade e CPF, e deverão assinar termo de adoção e uma declaração de que o animal será levado para a zona rural, não podendo, em hipótese alguma, mantê-lo na parte urbana da cidade, mesmo que em pátio fechado.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br