MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centenário de Nelson Mandela será assinalado com roda de conversa

Publicada em 19/07/2018

O principal representante do movimento contra o sistema de segregação racial “apartheid” e, posteriormente, primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, completaria cem anos de vida, ontem. A data repercutiu no mundo inteiro, sendo comemorada tanto pelos sul-africanos quanto por simpatizantes e seguidores do líder, em outros países.

Na Rainha da Fronteira, o centenário de Mandela também não passará em branco, pois um grupo se reunirá, amanhã, na Sociedade Uruguaia de Bagé, a partir das 19h, para um debate seguido por uma roda de conversa sobre a vida e o legado do vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

O evento, intitulado “100 anos por liberdade”, terá como debatedores o mestrando em Ensino e representante regional do Movimento de Negras e Negros do Brasil, César Jacinto, e o mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas, Thiago Silva, e como mediador o doutor e professor da Universidade Federal do Pampa, Hélvio Rech.

Segundo Jacinto, a atividade é aberta ao público e pretende reunir o maior número de pessoas possível para discutir a vida de Mandela e seus ensinamentos sobre a liberdade, a igualdade e a cultura da paz.

O homenageado

Também chamado de Madiba, o nome verdadeiro do líder sul-africano era Rolihlahla Madiba Mandela. Nascido em 18 de julho de 1918, em Mvezo, uma pequena vila no interior da África do Sul, se mudou para a capital Joanesburgo aos 23 anos. Passou 27 anos atrás das grades devido à sua luta pela igualdade racial, sendo considerado um traidor. Posteriormente, Mandela foi eleito o primeiro presidente negro do País, ficando no poder de 1994 a 1999. Em 5 de dezembro de 2013, o presidente sul-africano Jacob Zuma anunciou a morte de Madiba, em Joanesburgo, aos 95 anos.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br