MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Município busca fundos para projeto do Parque Forte de Santa Tecla

Publicada em 19/07/2018
Município busca fundos para projeto do Parque Forte de Santa Tecla | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa aproveitará estruturas remanescentes e criará novos espaços para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de pesquisas científicas

Em meio às celebrações em homenagem aos 207 anos da Rainha da Fronteira, à procura de conseguir recursos para uma das principais iniciativas de preservação da história e cultura de Bagé, o governo municipal cadastrou, recentemente, o projeto de revitalização do Parque Santa Tecla no Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Rio Grande do Sul. A informação foi repassada pela arquiteta responsável pelo projeto, Joelma Silveira, a qual destacou que o recebimento destes fundos depende do número de atividades, de mesmo cunho, à espera, no Estado.
O projeto tem como objetivo guardar a memória do sítio histórico e das fundações do Forte Santa Tecla, construído, em 1773, a mando de Don José Vertiz y Salcedo, com o objetivo de servir como ponto de estratégia do governo espanhol. A estrutura, derrubada pelo Exército português em duas oportunidades, em 1776 e em 1801, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1970.
A revitalização pretende aproveitar as estruturas remanescentes e criar novos espaços para também promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de Arqueologia, História, Antropologia, Biologia, Geologia, Arquitetura, Turismo e Engenharia.
Em janeiro deste ano, o ainda comandante do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RC Mec), Rafael Cunha Almeida, cadastrou o projeto do Parque Forte Santa Tecla no programa de incentivo à cultura Mecenas, coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e pela Fundação Cultural do Exército Brasileiro (Funceb). Os trâmites da documentação foram acompanhados pelo general da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), José Ricardo Vendramin Nunes, e pelo atual comandante do 3º RC MEC, Jairo Badaraco Fagundes. Porém, segundo Joelma, o parecer foi negado pelo órgão, pois a área não pertence ao Exército Brasileiro.
A responsável pelo projeto destaca o trabalho realizado pelo Arquivo Público Municipal, pela Secretaria de Cultura e Turismo e pelo Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, que em um esforço conjunto têm realizado visitas guiadas ao local contando as histórias das batalhas travadas no territórios.
 

Situação
O projeto está subdividido em duas zonas, a de preservação e a pública. A primeira aglomera o forte e seu entorno - uma área destinada à preservação da memória do forte e seu entorno imediato, garantindo a demarcação e proteção da área para futuras escavações arqueológicas (com o uso de técnicas apropriadas), bem como a recuperação das antigas proporções do forte através de novos elementos construtivos.
Conforme informações enviadas pela arquiteta, as áreas de bosque deverão ser cercadas e isoladas para posterior estudo arqueológico. As áreas de encaminhamento deverão ser em terra, demarcadas com estruturas de madeira de eucalipto tratado.
Já a zona pública é a infraestrutura, prevendo sustentabilidade do local, e é subdividida em três áreas: de acesso, de lazer e de camping. O acesso é um espaço composto por um pórtico, guarita, estacionamento, um alojamento para pesquisadores, casa para o caseiro, uma midiateca (espaço interativo e administrativo) e espaço destinado à loja para venda de souvenires. Por sua vez, a área de lazer é composta por um eixo marcado com pórticos de eucalipto, que levam aos espaços de recreação infantil, tenda móvel, anfiteatro ao ar livre, sanitário, quiosques e ao novo memorial criado para abrigar a maquete do forte e o futuro acervo. Na área central, um elevador panorâmico que leva o usuário até a visão dos baluartes do antigo forte, uma ampla visão até os limites da fronteira com o Uruguai.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br