ANO: 26 | Nº: 6589
20/07/2018 Cidade

Aceguá sedia reunião do Comitê de Integração Fronteiriça

Foto: Mário Pereira/Especial JM

Prefeitura irá solicitar espaço para implantação do CAT
Prefeitura irá solicitar espaço para implantação do CAT

A Prefeitura de Aceguá sedia hoje, a partir das 9h, a reunião do Comitê de Integração Fronteiriça. Durante o encontro, que acontece na Sociedad Criolla La Tropilla, situada no lado uruguaio, serão debatidos temas que irão subsidiar as chamadas Reuniões de Alto Nível (RAN). O evento pretende reunir autoridades federais, estaduais e municipais.

Conforme o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, as reuniões preparatórias já aconteceram em todas as cidades de fronteira. Entre as pautas gerais, constam a área de controle de integração, a cooperação policial e judicial, saúde, políticas sociais e assuntos trabalhistas, educação e formação profissional e cultural, meio ambiente e saneamento.

Além desses, o Martens irá apresentar tópicos município como a infraestrutura da cidade, calçamento, canteiros centrais e os 40 quilômetros de fronteira seca mantidos pelo município. Ele informa que uma das principais pautas será a implantação do Centro de Atenção ao Turismo (Cat).

O chefe do Executivo ressalta que Aceguá já conta com uma aduana integrada e a intenção é solicitar uma sala no local para que o centro seja implantado. O prefeito justifica que, com a implantação dos free shops no lado brasileiro, a demanda de turismo de compras deve aumentar no município.

O prefeito ressalta que será solicitado, ainda, ao governo federal, uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Integrada que atenda a comunidade dos dois países. “Os municípios uruguaio e brasileiro juntos contam com cerca de 3,5 mil pessoas e não tem sentido ter que deslocar os médicos para o atendimento. Já temos um bom intercâmbio na área de saúde”, relata.

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...