ANO: 26 | Nº: 6589
20/07/2018 Universo Pet

Como cuidar do seu roedor em baixas temperaturas

Foto: Divulgação

Os tutores de roedores precisam ter cuidado com seus pets em temperaturas extremas. Os hamsters, porquinhos da índia, ratos e chinchilas não suportam muito frio, assim como não aguentam as altas temperaturas. A veterinária Ana Luiza Cabral Risch informa que a temperatura ideal para estes animais é entre 20 e 24 graus. Para cuidar do amigo roedor, é importante analisar algumas dicas da profissional:

- Os tutores podem forrar as gaiolas com papel higiênico ou toalha de papel. Ana explica que o material mantém os animais aquecidos nas baixas temperaturas.

- Também é possível tapar as gaiolas. Entretanto, a veterinária destaca que não é aconselhável cobrir diretamente com um pano, mas, primeiro, com um papelão, para depois colocar um pano quentinho sobre o local.

- Tecidos ou algodão são proibidos para os roedores. Eles podem ingerir a fibra, que é prejudicial ao pet.

- É importante oferecer mais água a estes pets durante o período mais frio do ano.

- Os tutores podem, também, oferecer mais comida aos roedores, já que eles precisam de mais energia no frio.

-A veterinária alerta para que os responsáveis pelo animal tenham cuidado ao manuseá-lo. Vale a pena lembrar de não pegar os pets com as mãos geladas.

- Outra dica para mantê-los aquecidos é colocar uma lâmpada acima da gaiola – longe do alcance deles, claro. Nessa situação, os tutores precisam tomar cuidado para não elevar demais a temperatura dentro do local.

- Não deve-se permitir que eles circulem fora de casa ou fiquem em locais muito frios, como próximo de portas ou janelas, por exemplo.

- Vale reservar, dentro da gaiola, um espaço para que o roedor possa se abrigar, como um potinho, por exemplo, que servirá como cama.

É importante observar que estes animais são frágeis e não resistem quando expostos às temperaturas extremas. A veterinária também ressalta que os hamsters podem diminuir suas atividades no inverno, ficando mais calmos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...