MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Lançamento literário

Publicada em 20/07/2018
Lançamento literário | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clarisse explica que o tema ainda é latente, em nossa sociedade e que as rainhas do lar e os anjos tutelares ainda se fazem presentes no nosso dia a dia

Mulher:  A moral e o imaginário

 

Na semana passada, aconteceu o lançamento do livro “Mulher: a moral e o imaginário”, de Clarisse Ismério, que é doutora em História do Brasil e integra o quadro docente da Urcamp, sendo, também, coordenadora do curso de História da instituição de ensino.

O lançamento de seu terceiro livro aconteceu no saguão da universidade, reunindo colegas e amigos que foram prestigiar a escritora.

A obra é um relançamento de sua dissertação de mestrado de 1995, onde relata em pesquisa o achatamento cultural e profissional imposto às mulheres pela doutrina positivista no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1889 e 1930. “Foi uma época em que a mulher se tornou a rainha do lar”, conta a professora.

A obra, que se esgotou no primeiro ano, já conta com 95 citações em artigos científicos no Brasil e no México. O livro, que também serve como referência na biblioteca complementar do curso de História, este ano, foi editado pela EdiUrcamp, a editora própria da Urcamp.

 

2ª edição ampliada

Na obra Mulher: a Moral e o Imaginário, Clarisse analisa a educação da mulher no período da República Velha rio-grandense, salientando a construção e difusão dos modelos de “rainha do lar” e “anjo tutelar”. Esses modelos de conduta feminina foram difundidos pela propaganda positivista através dos discursos da Igreja do Apostolado Positivista, matérias em periódicos, teatro e estatuária (fachadista e cemiterial).

O livro traz uma síntese da dissertação de mestrado "A mulher na República Velha: O Imaginário e a Realidade no RS (1989 - 1930)", que foi defendida em abril de 1995, na PUCRS, sob a orientação do professor Dr. Moacyr Flores.

A autora salienta que a necessidade de relançar essa obra decorre da observação de que o tema ainda é latente em nossa sociedade, e que as rainhas do lar e os anjos tutelares ainda se fazem presentes no nosso dia a dia.

 

fotos Chrystian Ribeiro

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br