MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura busca autorização para implantar ciclovia ou ciclofaixa internacional entre Brasil e Uruguai

Publicada em 20/07/2018
Prefeitura busca autorização para implantar ciclovia ou ciclofaixa internacional entre Brasil e Uruguai | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obra depende de estudo de viabilidade do Dnit

A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), busca regulamentar a implantação de uma ciclovia ou ciclofaixa internacional do Pampa, no trecho entre Bagé a Aceguá, da BR-153, por meio de cooperação binacional entre o Brasil e República Oriental do Uruguai.
De acordo com o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, a ação atende ao programa nacional Cidades Sustentáveis, possibilitando a integração entre os países, gerando poucos custos – praticamente, apenas o necessário para instalar a sinalização – além de potencializar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e viabilizar o cicloturismo e as rotas ciclo turísticas dentro do bioma Pampa. “É uma ação que beneficiará os dois países e com poucos custos”, destaca.
Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, que coordena o projeto junto à diretora de Cooperação Internacional e Projetos Especiais da pasta, Joelma Silveira, a atividade espera que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realize o estudo da viabilidade técnica e econômica para a obra, a primeira entre Fronteiras Americanas.
Cristian destaca que a medida já foi protocolada na Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, assim como na Casa Civil do Estado, sendo recebida pelo governador José Ivo Sartori, que ficará encarregado em fazer a intermediação com o Governo Federal. O projeto também foi entregue, em mãos, ao senador e ex-presidente do Uruguai, José Mujica, o qual atuará como apoiador da ação e intermediador junto ao Presidente, Tabaré Vázquez, a fim de obter o apoio e a colaboração para o estudo de viabilidade técnico e econômico.
A proposta surgiu do prefeito Divaldo Lara, como signatário do programa Cidades Sustentáveis. Com o apoio do Governo Uruguaio, a via que inicia a partir do trevo do Aeroporto de Bagé deve ter continuidade em solo do país vizinho.
O diretor destaca que a atividade tem apoio da União de Ciclistas do Brasil, Clube Audax Bagé e União de Ciclistas do Pampa (UCP).
Conforme o presidente da UCP, João Jardim, a construção da estrutura será um estímulo para que mais pessoas adotem o ciclismo como lazer e esporte, além de proporcionar aos esportistas mais segurança para o trajeto já utilizado para vários eventos esportivos, que passará a ser devidamente sinalizado.
J
á para o presidente do Clube Audax Bagé, Heron Regert, a proposta tem a somar para o ciclismo local, porém a forma como o projeto será elaborado deve ser analisada, sendo que a estrutura deve proporcionar segurança e ter espaço para que os ciclistas possam fazer o percurso sem temer possíveis acidentes. Se não tiver espaço, se sai um grupo de ciclistas para pedalar, daqui a pouco se encontra com outro grupo vindo no sentido oposto, é algo delicado. Agora, se for em uma faixa separada, longe dos carros, sendo uma faixa mais larga, vale a pena”, declara.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br