MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Programa Fronteira Sul reúne mais de 120 lideranças da região

Publicada em 21/07/2018
Programa Fronteira Sul reúne mais de 120 lideranças da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Derly Fialho afirma: "se nós não fizermos, outros farão"

Na manhã de sexta-feira, o Sebrae deu continuidade, na Associação e Sindicato Rural de Bagé, às atividades do Programa Fronteira Sul, reunindo mais de 120 lideranças da região. Após as atividades desenvolvidas entre 2015 e 2017, o Programa Líder entra em uma fase de execução, traçando e realizando planos de ação e de desenvolvimento, a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas pelas regiões. Para administrar a fase de planejamento e implementação desses planos de ação, foi instituído um sistema de Governança orientado ao planejamento e à gestão concreta das políticas de desenvolvimento sobre o território Fronteira Sul.

O Encontro das Lideranças, sediado no Sindicato Rural, teve como pauta a necessidade de se trabalhar o desenvolvimento territorial, através dos eixos priorizados, assim como o status de implementação do Programa como um todo, destacando as principais ações realizadas no primeiro semestre, assim como as próximas no decorrer de 2018.

É necessário compartilhar uma visão de futuro. Pessoas inteligentes interligadas com a tecnologia, transformam o mundo. Para o presidente de Sebrae, Gedeão Pereira, “o nosso desafio é continuar transformando esta região para vermos o que mais podemos fazer e melhor podemos fazer para chegarmos evidentemente para ao desenvolvimento constante, pleno, continuado e sustentável. Esse é o desafio”. O diretor do Sebrae, Derly Fialho, ao mencionar que este é o terceiro ano do Programa, diz “se nós não fizermos, outros farão. E digo mais: quem não tem um plano para seguir e uma agenda para cumprir, faz só o que o mundo pede e não entrega quase nada de resultado”.

Dentre os tópicos pautados na reunião, foi abordada a viagem “missão internacional” da comitiva que esteve em Milão, na Itália, para a capacitação e benchmarking, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de junho, com uma extensa agenda relatada diariamente. O relato ficou por conta do consultor italiano Emílio Beltrami, professor Artur Gibbon da FURG e professora Lia Quintana, reitora da Urcamp e presidente do Corede Campanha.

O primeiro encontro aconteceu na quinta-feira à tarde, no Campus Central da Urcamp, onde a Governança se reuniu entre os membros da Cabine de Direção. A segunda pauta do dia aconteceu, à noite, no Gabinete da Reitoria da Urcamp. O encontro foi entre a Governança do Programa Fronteira Sul e Centros de Pesquisa e Universidades da região, que formam o comitê científico do Programa. Vale ressaltar que o Comitê responde à exigência de envolver diretamente as universidades e centros no processo de desenvolvimento local. O encerramento foi na manhã de sexta-feira, com o Encontro das Lideranças. Algumas reflexões abordadas na reunião falaram sobre ‘a regra do mundo é a transformação’, ‘mudar é difícil, mas não mudar é fatal’, ‘o que muda as coisas é a ação’, e ‘é preciso ter coragem’.

Desenvolvimento Territorial

O Desenvolvimento Territorial é o aumento qualitativo das capacidades do território de agir, reagir, programar e resolver situações complexas. É um processo de cooperação e de mudança com foco no bem coletivo por meio de agentes locais que definem e alimentam uma estratégica única, visando a valorização dos recursos locais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br