MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé recebe estudantes e concerto de abertura do Fimp

Publicada em 23/07/2018
Bagé recebe estudantes e concerto de abertura do Fimp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cerca de 50 estudantes foram recepcionados pelas familias

Após um ano de espera, o município vive os primeiros acordes da 9ª edição do Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp). O concerto de abertura do evento aconteceu na noite de ontem, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), e contou com a participação da banda do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba).
Os estudantes chegaram na parte da manhã e foram recepcionados pelas famílias bajeenses que participaram do projeto Adote um Músico. Conforme a diretora administrativa do Fimp, Raquel Montovani, 50 estudantes participam do festival em Bagé. Os músicos são naturais da Bolívia, Paraguai, Chile, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. “Alguns vieram de Lages (que integra o circuito de festivais) e outros das cidades de origem diretamente para Bagé”, disse.
Raquel salienta que durante a semana estão previstos 20 concertos divididos em séries comunitárias, noturnas e no Imba. Também haverá oficinas ministradas por professores do festival. Para o diretor artístico do Fimp, maestro Jean Reis, o evento em Bagé é diferente porque somente aqui existe essa interação da comunidade com os estudantes. Ele salienta que a fusão do concerto inicial com a banda do Imba é muito importante porque reflete o crescimento musical. “Neste ano, dois professores de sopro irão ministrar oficinas para os músicos da banda”, ressalta.
O maestro lembra, ainda, que haverá concertos em Candiota. “O Fimp é a soma de interesses e do trabalho de muita gente e nos retribuímos no palco toda essa reciprocidade da região”, enfatiza.

Estudantes
O violista Charliston Cruz, 26 anos, participa do circuito de festivais e está em Bagé pelo quarto ano consecutivo. O músico de Belo Horizonte é formado em licenciatura em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Ele está cursando o bacharelado e pretende ingressar no mestrado no próximo ano.
Para o bolsista, o contato com diversas culturas e climas é muito importante. Cruz destaca que já criou um vínculo com as pessoas da cidade e além de ficar hospedado também ganha a experiências e conhecimento por tocar em concertos sociais e participar das oficinas. “Aproveitamos para conhecer a cidade”, disse.
O violoncelista de Santiago, capital do Chile, Gabriel Barros, 29 anos, está participando pela primeira vez do Fimp. Ele espera aprender muito e fazer muitos amigos durante a semana. Para Barros, a mistura de culturas é importante. “Estou participando do circuíto de festivais desde janeiro e com muita expectativa devido aos excelentes professores”,observa.
A professora e participante do Coral Auxiliadora, Ivonina Paiva, adotou um estudante pela primeira vez. Ela e a violinista Cristine Tao, que estuda em Porto Alegre, que está em Bagé pelo segundo ano, estão cheia de expectativas para a semana. Cristine disse que gostou muito da ultima edição e voltou, já Ivonina ressaltou a importância do contato e interação com os músicos.

Participantes
De acordo com a responsável pelo projeto Adote um Músico, a contabilista Rose Pinheiro, a iniciativa acontece desde a primeira edição e o apoio da população é imprescindível para garantir Bagé no circuito de festivais que acontece também em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, finalizando em Ivoti.
Rose agradeceu a toda a comunidade e disse que os estudantes serão recepcionados em 23 residencias e contam com o apoio financeiro de cerca de 40 padrinhos e madrinhas. A 9ª edição do encerra no dia 28 de julho.

Programação
O primeiro concerto comunitário da 9ª edição acontece hoje, às14h30, no Centro do Idoso, em parceria com a Vila Vicentina, e Fundação José e Auta Gomes. Às 20h, será realizado o Concerto Acordeando, em homenagem ao Instituto Caminho da Luz e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pela trajetória e contínua inclusão na música.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br