MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp sedia curso de formação para professores e gestores do Estado e município

Publicada em 23/07/2018
Urcamp sedia curso de formação para professores e gestores do Estado e município | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reitora Lia Quintana representou Comung no ato solene da assinatura do convênio

Através de uma parceria entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) irá sediar um curso de formação pedagógica para professores e coordenadores pedagógicos das redes estadual e municipal. As inscrições estão disponíveis para Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e Uruguaiana através do site www.comung.org.br.
A reitora da Urcamp, presidente do Corede Campanha e membro que representou o Comung no ato solene da assinatura do convênio, professora Lia Maria Herzer Quintana, destaca a importância da formações de docentes. “Entendo que a formação de professores, a qualificação do ensino, através da capacitação dos professores, desde as séries iniciais até o curso superior, é o mais importante para tornar um ser humano crítico, em condições de decidir o seu destino. O Comung vê com muita satisfação poder colaborar com essa situação”, destaca.
Conforme uma das coordenadoras da qualificação, Elizabeth Drumm, o recurso destinado de, aproximadamente, R$ 4 milhões, é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos. As aulas iniciam em 30 de julho e se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e a distância (44h).
Segundo Elizabeth foi firmado um convênio com o Estado e, nesta semana, será realizada a parceria com os municípios. O objetivo da formação é oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico, sobre temáticas relativas a ação pedagógica na Educação Básica, por meio de ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo.
Para a realização da formação, foi constituído um grupo de trabalho de professores e técnicos (administrativos, financeiros) das 11 instituições de ensino que integram o Comung, que estão trabalhando, desde setembro de 2017, na produção dos cursos, materiais, plataforma virtual, divulgação. Esse grupo é coordenado por uma comissão organizadora, cuja presidente é a reitora da Urcamp.
São parte do Comung, hoje, a Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí e UFN.

Convênio
O convênio foi assinado, em ato solene, no dia 4 de julho, no palácio do Piratini, em Porto Alegre. Juntamente ao governador do Estado, José Ivo Sartori, e o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Ronaldo Krummenauer, a reitora da Urcamp representou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.
O Termo de Colaboração 3162/2017, entre Comung e Seduc-RS, tem como objetivo realizar a formação de professores e coordenadores pedagógicos, estaduais e municipais, através de dois cursos: Formação Pedagógica para Professores e Formação Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos. A meta é que 5.571 professores realizem a formação - no momento, há mais de 4,7 mil inscritos. As aulas iniciam em 30 de julho e se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais e a distância. O recurso destinado para o referido termo de colaboração, de aproximadamente R$ 4 milhões, é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br