ANO: 25 | Nº: 6257
23/07/2018 Cidade

Urcamp sedia curso de formação para professores e gestores do Estado e município

Foto: Divulgação

Reitora Lia Quintana representou Comung no ato solene da assinatura do convênio
Reitora Lia Quintana representou Comung no ato solene da assinatura do convênio
Através de uma parceria entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) irá sediar um curso de formação pedagógica para professores e coordenadores pedagógicos das redes estadual e municipal. As inscrições estão disponíveis para Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e Uruguaiana através do site www.comung.org.br.
A reitora da Urcamp, presidente do Corede Campanha e membro que representou o Comung no ato solene da assinatura do convênio, professora Lia Maria Herzer Quintana, destaca a importância da formações de docentes. “Entendo que a formação de professores, a qualificação do ensino, através da capacitação dos professores, desde as séries iniciais até o curso superior, é o mais importante para tornar um ser humano crítico, em condições de decidir o seu destino. O Comung vê com muita satisfação poder colaborar com essa situação”, destaca.
Conforme uma das coordenadoras da qualificação, Elizabeth Drumm, o recurso destinado de, aproximadamente, R$ 4 milhões, é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos. As aulas iniciam em 30 de julho e se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e a distância (44h).
Segundo Elizabeth foi firmado um convênio com o Estado e, nesta semana, será realizada a parceria com os municípios. O objetivo da formação é oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico, sobre temáticas relativas a ação pedagógica na Educação Básica, por meio de ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo.
Para a realização da formação, foi constituído um grupo de trabalho de professores e técnicos (administrativos, financeiros) das 11 instituições de ensino que integram o Comung, que estão trabalhando, desde setembro de 2017, na produção dos cursos, materiais, plataforma virtual, divulgação. Esse grupo é coordenado por uma comissão organizadora, cuja presidente é a reitora da Urcamp.
São parte do Comung, hoje, a Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí e UFN.

Convênio
O convênio foi assinado, em ato solene, no dia 4 de julho, no palácio do Piratini, em Porto Alegre. Juntamente ao governador do Estado, José Ivo Sartori, e o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Ronaldo Krummenauer, a reitora da Urcamp representou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.
O Termo de Colaboração 3162/2017, entre Comung e Seduc-RS, tem como objetivo realizar a formação de professores e coordenadores pedagógicos, estaduais e municipais, através de dois cursos: Formação Pedagógica para Professores e Formação Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos. A meta é que 5.571 professores realizem a formação - no momento, há mais de 4,7 mil inscritos. As aulas iniciam em 30 de julho e se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais e a distância. O recurso destinado para o referido termo de colaboração, de aproximadamente R$ 4 milhões, é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...