MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Agroindústria de Hulha Negra recebe certificação do Sabor Gaúcho

Publicada em 24/07/2018
Agroindústria de Hulha Negra recebe certificação do Sabor Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Panificadora fica no Assentamento Conquista da Fronteira

A Associação de Produtores da Reforma Agrária (Aprofara), que funciona no Assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra, recebeu a autorização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo para utilizar o selo de certificação Sabor Gaúcho. A marca identifica os produtos com origem na agricultura familiar gaúcha, que participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf).

De acordo com a tecnóloga em Desenvolvimento e extensionista social rural da Emater de Hulha Negra, Carmen Casseres, responsável pela certificação das agroindústrias familiares, a Aprofara é uma entidade diferenciada, porque é formada por idosos que após a aposentadoria resolveram montar uma panificadora. Integram o grupo nove famílias.

Segundo Carmen, a autorização para utilizar o selo Sabor Gaúcho nos seus produtos somente é possível após todas as questões fiscais, sanitárias e ambientais estarem em dia. Ela salienta que a certificação é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar gaúcha e abre as portas para a comercialização fora do município.

A extensionista explica que a Emater presta toda a assessoria e acompanhamento das agroindústrias familiares e comenta que a solicitação do selo foi realizada em agosto de 2017. “A Aprofara já está comercializando para quartéis de Bagé e escolas municipais e estaduais da região”, conta.

A tecnóloga ressalta que o Sabor Gaúcho é um selo de identificação, mas que, também, ao final das contas, acaba certificando qualidade. “O empreendimento que o recebe teve todo um acompanhamento de assistência técnica que garante ao consumidor um produto de alta qualidade”, frisa.

Expectativa

Conforme o presidente da Aprofara, Francisco Krupinsk, a conquista do selo irá mudar bastante a realidade da associação e deve fomentar o aumento da demanda. Ele informa que a associação comercializa pães, biscoitos, bolachas e cucas coloniais e irá participar da confecção dos produtos para o tradicional Café Colonial, durante a 23ª edição da Festa do Colono, que acontece nos dias 3 4 e 5 de agosto, no município. “Poderemos comercializar no Estado e em feiras”, comenta.

Novos empreendimentos

O fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Marcos Leitzke, ressalta que a caminhada foi longa até a certificação. Ele informa que a prefeitura e a Emater já estão trabalhando para certificar mais cinco agroindústrias no município, incluindo embutidos, charque e até ovos. “Esses empreendimentos são o caminho para as famílias se aprimorarem e ficaram no campo”, diz.

A Aprofara foi inaugurada no início de abril, juntamente com a Pampalac, da produtora Janete Raddatz, e com a Agromap, da produtora Marili Porto.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br